A   R   G   O   S

ARGOS com a AVOAR e Prefeitura de Carlos Barbosa assinam protocolo internacional para instalação do primeiro viveiro internacional de mudas e outros temas relacionados, baseados no “Projeto ARGOS de Desenvolvimento da Olivicultura no RS, Região Sul e Brasil”

A ARGOS(Associação Rio-Grandense de Olivicultores)por intermedio de seu Presidente Sr. Guajará J. Oliveira Emparceria com AVOAR (Associación de Viveristas de Olivos da Argentina) E PREFEITURA DE CARLOS BARBOSA por seu prefeito em exercicio Sr. Gilberto F. Baldasso assinaram nessa segunda-feira um protocolo para instalação do primeiro viveiro internacional de mudas de oliveira em território daquele municipio, juntamente com o projeto ARGOS de desenvolvimento olívicola.

O projeto da Argos estava sendo costurado com essas duas entidades para implantação desse viveiro internacional de mudas há mais de 1ano e meio .Finalmente, com a liberação das importações de mudas de oliveiras da Argentina, após longas negociacões entre Ministério da Agricultura da Argentina/Avoar, MAPA e ARGOS, que se deu pela IN-MAPA 19/2012 de 15.08.12 , publicada no DOU de 16/08/12 se deslocaram de Mendonza, Catamarca, San Juan e Buenos Aires os membros da delegação da área diretiva da AVOAR comandada por seu presidente o Sr. Carlos M. Corvalán enologo e diretor do Grupo de Viveiros Santa Isabel de Mendonza e composta pelo agronômo Dr. Enrique Gobbe(ex Ministro da Agricultura da Argentina e ex-presidente do INTA e hoje consultor internacional), Dr. Esteban Santipolio (agrônomo com especialização em Elaiotecnia na Espanha,Pós-Graduado na Guatemala,Pos graduado em Agro negócios, estágios em Israel, Diretor do Grupo de Viveiros CIASA de San Juan) que da assessoria a grupos olívicolas na Australia, Turquia,Argentina, Peru e Uruguai, pelo agrônomo Dr. Marco Andrada Diretor do Grupo Los Aromos da Catamarca e um dos organizadores da ExpoCatamarca e pelo agrônomo Dr. José Gobbe, consultor internacional formado pela Universidade de Cornel nos EUA, também diretor do Ciasa, com a finalidade específica de acertar os primeiros detalhes desse grande projeto com a assinatura do dito protocolo.

Com esse importante passo Carlos Barbosa passa a sediar os primeiros movimentos do projeto ARGOS de desenvolvimento para olivicultura aqui no Estado do RGS e na Região Sul e em todo o país.Além de tornar-se o primeiro polo de fornecimento de mudas para todo o Brasil de muitas variedades de oliveiras , diversificando a cultura,mudas essas certificadas e garantidas por viveiros com larga experiência em produção de plantas .Carlos Barbosa , tambéoO PROJETOm, iniciará a implantação de plantações de oliveiras para produzir azeitonas de mesa, para isso a Prefeitura Municipal iniciará dentro do projeto ARGOS um trabalho com os agricultores locais.

Dentro do Projeto Argos há previsões de assistência técnica a ser dada por agrônomos, altamente capacitados, dos grupos integrantes da AVOAR , cursos e treinamentos,jornadas internacionais,nacionais e locais em diversas modalidades e parcerias com as Universidades da Argentina e com um dos maiores centros de treinamento olívicola do mundo que é o IFAPA – Instituto de Formación Agrária y Pesquera da Andaluzia e também com a Universidade de Jaén- Andaluzia, para a capacitação de agrônomos, técnicos e produtores.Todos as atividades de treinamento e capacitação do projeto ARGOS , de caráter nacional, deverão acontecer naquele município.

Esse é o grande passo que a ARGOS está dando para cumprir fielmente sua missão que é ajudar a desenvolver a olivicultura no país junto com parceiros e associados inovadores como o municipio de Carlos Barbosa.Outros municípios e parceiros privados deverão seguir os mesmos passos e se juntar a nós, pois o mercado brasileiro é muito amplo para o segmento e necessita de investimentos para suprir a necessidade de azeites e azeitonas de qualidade para dieta alimentar dos brasileiros.

Resumo do Projeto Argos de Desenvolvimento da Olivicultura no RGS,Região Sul e Brasil.

1. Produção de plantas de qualidade e preços acessíveis;
2. Cidades polos(convenios já iniciamos):
3. Assistência Técnica de qualidade (interna e externa- já iniciamos);
4. Cursos de capacitação (técnicos, agrônomos,associados);
5. Envios de técnicos e associados para cursos no exterior;
6. Convenios com as melhores entidades de ensino do exterior do Setor(já tem alguns):
7.Convenios com Universidades no Brasil( já iniciamos);
8. Tratativas com governos para incentivos e programas integrados;
9. Interação com o Conselho Oleícola Internacional(COI).
10. Aumentar associados em todo RGS e a região com inclusão de Municipios ( já iniciamos)
11. Outros temas a serem nomeados e discutivos de apoio em todos os sentidos.
12. Publicidade e marketing para o desenvolvimento da olivicultura.
13.Buscar investimentos do exterior ( já iniciamos)

texto: Guajará J. Oliveira- Pres.da ARGOS.

FOTOS:

Dr.Esteban Santipolio,Dr. Marco Andrada,Vice-Pres. Argos Junior Mocelin.,Pres. da Argos Guajará, Pref.Gilberto F.Baldasso, Pres.Avoar Carlos Corvalán,Dr.Enrique Gobbe, Dr.José Gobbe

Reunião na Prefeitura de Carlos Barbosa

Dr. Marco Andrada, Dr.Esteban e Dr. José Gobbe

Pres. da Argos Guajará e Vice- Junior Mocelin

Visitas da comitiva a áreas para instalação do viveiro.

Pres. da ARgos,Prefeito de Carlos Barbosa e Pres. da Avoar

Momento da assinatura do protocolo internacional pelas presidentes e prefeito