A   R   G   O   S

Escola Paulista de Medicina visita a ARGOS

A Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina, em parceria com o Serviço de Nefrologia do HCI, Argos e sua associada “Chácara Cerro dos Olivais” iniciam projeto de pesquisa científica sobre a utilização das folhas da oliveira e do Azeite de oliva extra-virgem no tratamento de hipertensão arterial e funcionamento dos rins.

Na literatura mundial existem inúmeros trabalhos já realizados evidenciando a atividade de infusões de folhas de oliveira e do azeite de oliva, principalmente no Sistema cardio-vascular. A pesquisa tem como Coordenador o Dr. Nestor Schor, professor de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina e das médicas Dra. Fátima Ramos, médica infectologista, pesquisadora do laboratório de nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e Dra. Olvânia Basso Oliveira, médica nefrologista responsável técnica pela Unidade de Hemodialise do Hospital de Caridade de Ijui-RGS.
As parcerias são da nossa Associação e da Chácara Cerro dos Olivais de Caçapava do Sul-RGS que fornece o material (folhas e azeite de oliva)que tem sua produção de forma ecológica.

No dia 22 e 23 de setembro desse ano foi feita a primeira colheita de material para utilização nessa pesquisa que terá seu segmento na cidade de São Paulo;nesta primeira fase de colheita também participou Dr. Elvino Barros, médico nefrologista, professor Associado Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e autor de inúmeras obras de literatura médica. Os primeiros experimentos serão realizados em animais de laboratório com hipertensão arterial e Insuficiência Renal Aguda.

Mais uma vez a Argos está presente em importantes trabalhos, agora também, científicos, realizados em prol do desenvolvimento da olivicultura no Brasil. Essa é uma política de atuação como protagonista que é e sempre será a tônica de nossa Entidade.

Texto: Guajará J. Oliveira e Vera Lúcia Pretto-Tesoureira da Argos.

FOTOS:

Dra. Fátma e Dr. Elvino

Colheita de folhas – Dra. Fátima. Dr. Elvino e Dra. Olvânia

Folhas prontas para viagem no alcool de cereais

Oliveira florida set/12

Dra. Fátima e Dr. Elvino embalando folhas

Dr.Elvino,Dra. Fátima e Dra. Olvânia colhendo folhas

Dra. Fátima preparando o material.