A   R   G   O   S

Colheita das Azeitonas Cerro dos Olivais

Foi encerrada colheita das azeitonas em 11/05/12 pelos associados da ARGOS, safra que se apresentou muito interessante para a olivicultura aqui do RGS . Os números indicam que foram colhidos cerca de 30 mil kg de azeitonas, parte dessa foi vendida a terceiros e parte foi utilizada pela Chácara Cerro dos Olivais, propriedade ligada a Entidade. A “Cerro dos Olivais” elaborou cerca de 1800 litros de azeite de cerca de 13 mil kg de azeitonas(azeitonas próprias) e cerca de 200 litros de azeitonas provenientes de propriedades de Caçapava do Sul, onde está localizada a Cerro dos Olivais e a maior parte das plantações do Estado do RGS, sendo o municipio mais importante , atualmente, nesse segmento e elaborou cerca de 400 kg de azeitonas de mesa.

Esses 1800 litros de azeites estão distribuidos são das variedades arbequina(espanhola), koroneiki(grega) e picual(espanhola). As azeitonas de mesa são das variedades picual, manzanilla(espanhola) e cordovil de castelo branco.

A propriedade “Cerro dos Olivais”é pioneira na elaboração de azeites no RGS e no Brasil,pois elabora azeites desde 2008, foi assim com o primeiro azeite de arbequina, o primeiro azeite de koroneiki (2010) e seguindo essa liderança está elaborando o agora em 2012 o primeiro azeite de picual no Brasil.

E complementando irá elaborar os primeiros azeites assemblages produzidos no Brasil agora esse ano. São os azeites koroneiki-picual ; koroneiki-arbequina e arbequina-picual.Todos eles elaborados pelo expert em azeite de olivas virgens formado pela Universidade de Jaén, Guajará J. Oliveira que assinará todos esses azeites. Eles terão suas fichas técnicas produzidas pelo expert com sabores e aromas que irão caracterizar os mesmos.

São todos azeites de alta gama produzidos com azeitonas colhidas, escolhidas e separadas manualmente.Todos as azeitonas foram utilizadas para elaboração do azeite com menos de 24 h após serem colhidas para produzir um azeite diferenciado e com alto valor agregado em termos de qualidade com alto índice de atributos.

Também está sendo produzido um estudo técnico na “Cerro dos Olivais” referente a produção da variedade picual e da variedade manzanilla. Serão levados em conta a produção,a sanidade e a produtividade das referidas variedades.

Fotos:

Azeitonas picual

Azeitonas de mesa picual + manzanilla

Azeitonas picual

Azeitonas koroneiki

Azeitonas de mesa

Azeitonas de mesa