A   R   G   O   S

Avaliação curso de análise sensorial (CATA)Mendoza -Argentina

O Curso de Análise sensorial de azeites(cata) que fiz juntamente com o médico associado da ARGOS Nilton Freitas da Silva, que foi realizado a poucos dias atrás (07 a12/02) foi de suma importância para acrescentarmos conhecimento a respeito dos Azeites. A Universidade Nacional de Cuyo, através de sua Faculdade de Agronomia, tem uma grande estrutura para trabalhar a questão da olivicultura e, em especial na avaliação de azeite de oliva. Nessa Faculdade através da responsável pelo Painel de Cata de Mendonza. a competente Prof Ing. Monica Bauza auxiliada pela professora Ing. Veronica Araniti, trabalham de forma continua o tema azeite de oliva, sempre apoiadas pelo decano da Faculdade Ing. José Guilhermo Rodrigues.

O curso em si foi ministrado pelas professoras anteriormente citadas e pela Ing. Paola Fioravanti, da Univesidade Sapienza de Roma- Itália e Diretora da UMAO-Roma. Trata-se de uma importante autoridade em análise sensorial de reconhecimento mundial que ministra cursos nos quatro cantos do mundo. Seu conhecimento no tema azeite é de grande profundidade e importância impar.

Graças a essa combinação feliz e perfeita de atividade didática e prática, tivemos um excelente aprendizado na identificação dos azeites de oliva, suas virtudes(atributos positivos) e seus defeitos( atributos negativos) e também uma boa noção de toda a cadeia produtiva do azeite e da azeitona, pois o curso se propos a dar um panorama geral sobre a oliveira desde a produção de mudas, passando pela plantação, manuseio, indústria, com visitas a viveiros, plantações e moinhos de elaboração de azeites, até a fase final que é a identificação dos azeites, passo importante para podermos saber o que consumimos e o que podemos fazer para que esse consumo seja aperfeiçoado e se tenha condições de produzir e dar conhecimento aos interessados na olivicultura brasileira, e em especial aos associados da ARGOS sobre as reais condições de se ter o desenvolvimento da cultura com a qualidade que necessitamos e que devemos por obrigação ter, até porque como estamos trabalhando para o desenvolvimento da mesma, conseguirmos dar os passos para que a qualidade seja uma meta a ser atingida , não só no tema azeite, mas , também, na escolha das variedades que produzam e atendam as necessidades do consumidor brasileiro.

O curso tinha poucos e privilegiados participantes. Eramos no total 16 pessoas. Entre elas dois brasileiros e dois holandeses.
Ao final do mesmo recebemos o certificado entregue pela Faculdade de Agronomia, de aprovação em análise sensorial de azeites. Título que muito nos orgulha.

texto: Guajará J. Oliveira

ATIVIDADES E CONVENIOS INTERNACIONAIS CONSEGUIDOS PELO PRESIDENTE DA ARGOS EM MENDONZA -AR.

Durante o período que estivemos em Mendonza conseguimos selar alguns convênios que muito em breve estarão dando seus frutos aqui no Brasil, principalmente para os Associados da ARGOS.

O Presidente da ARGOS Guajará J. Oliveira juntamente com o Presidente da Associação de Viveiros Olivicolas da Argentina- AVOAR, Sr. Carlos Mário Corvalan assinaram convênios de cooperação entre as entidades , para que sejam fornecidas plantas aos associados da ARGOS e , também, se for o caso assistência técnica.

Foi , também, alinhavado, pelo Presidente da ARGOS com o decano Ing. José Guilhermo Rodrigues um convênio com a Faculdade de Agronomia da Universidad Nacional de Cuyo, para trabalhar as questões de ensino e cursos na olivicultura aqui no Brasil e em Mendonza. Mais adiante estará sendo especificado os termos desse convenio, que poderá , inclusive, ser alicerçado juntamente com uma Faculdade aqui no RGS.

Foi tratado, também, o tema curso de análise sensorial que a ARGOS irá fazer aqui no Brasil, mais especificamente em Porto Alegre, cuja mês escolhido foi, em principio, agosto/11. Resultado prático da atividade que faz parte dos contatos mantidos com a Diretora do Painel de Cata de Mendonza, Dra. Monica Bauxa e da Faculdade de Agronomia da UNC-Mendonza.


Pres. da Argos Guajará e assoc. Nilton no curso de analise sensorial-Mendonza


Prof. Monica Bauza , Veronica Araniti(argentinas) e Paola Fioravanti(Italiana)


Pres. da ARGOS Guajará e associado médico Nilton F. da Silva reconhecendo defeitos dos azeites em análise sensorial (cata)


Visita da turma de analise sensorial (cata) a um viveiro de mudas de oliveira em Mendonza


Pres. Guajará, Prof.Paola Fioravanti,eng. de química de Roma, uma das maiores autoridades em cata de azeites e assoc. Nilton.F.Silva


Pres. Guajará e Nilton em frente ao Painel de Cata de Mendonza-AR


Turma de analise sensoria(cata) em atividade pratica em uma industria de azeites em Mendonza


Visita da turma de analise sensorial a uma plantação de oliveiras em Mendonza


Visita da turma a um moinho de elaboração de azeites em Mendonza


Presidente da Argos e Associado Nilton com a diretora do curso Eng. Monica Bauza


Turma fazendo análise sensorial(atributos positivos) de azeites sem defeitos.


Sala onde se faz analise sensorial. Os catadores são isolados em guiches. individuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.