A   R   G   O   S

Pesquisa com Azeite de Oliva no CEPAZO-HCI

olvania -entrevista-17

As pesquisas  com azeite de oliva avançam no Centro de Pesquisas que esta com sua sede no Hospital de Caridade de Ijui-RGS. a pesquisa com crianças é um trabalho efetivo que está ocorrendo com bastante intensidade no CEPAZO-HCI.   Esse Centro é o primeiro do Brasil e muito provavelmente, o primeiro da América Latina. Os trabalhos utilizando azeite de oliva na dieta das crianças oriundas de colégios do municipio trará , em um futuro próximo,  um perfil de atividade saudável  para ser aplicada ao público juvenil  que tem em sua dieta comida  mais gordurosas.

A Coordenadora do Centro Dra. Olvania Basso Oliveira e sua equipe estão trabalhando com afinco nessa atividade de investigação.  Os trabalhos do CEPAZO-HCI  começaram com algumas atividades científicas que, inclusive , já viajaram  o mundo pois os primeiros experimentos científicos  foram apresentados em Amã na Jordania no final de 2014 em um congresso internacional do Setor.

Existe um comprometimento da  ARGOS, do Hospital de Caridade de Ijui e a Universidade de Jaén-Espanha no sentido de dotar esse Centro das melhores condições para desenvolver trabalhos relacionados com o tema azeite.

A pesquisa em questão é apenas a primeira em curso de uma série de outras que estão em  processo.