A   R   G   O   S

Produção de Azeites e Azeitonas 2012 na Espanha

Para Campanha 2012/2013 está prevista uma retração na colheita de azeitonas na Espanha

Os prognosticos da próxima colheita na Espanha não são dos melhores. Existe uma expectativa de baixa produção de azeitonas para essa campanha. Houve uma produção de 1.680 mil toneladas de azeitonas no ano passado e a previsão para esse ano é que não passe das 900 mil toneladas segundo os mais otimistas. Outras previsões que correm pelo país é de que essa produção não passe de 750 mil toneladas de azeitonas.
As consequencias de uma produção tão baixa , se isso ocorrer, é que teremos uma subida extraordinária dos preços dos azeites para o consumidor. Estive visitando algumas plantações durante esses 15 dias que estou no país e pessoalmente pude comprovar a baixa produção das oiveiras . Hoje plor exemplo estive em Martos, um municipio, que é um grande produtor de azeitonas aqui da provincia de Jaén pude constatar, pessoalmente, a baixa produção das oliveiras. Em minhas visitas pude ver que oliveiras que produzem cerca de 150kg por pé não tem sequer 20% de sua carga de azeitonas. Em conversa com produtores a queixa é generalizada e a preocupação cada vez maior com essa situação.
Isso não é diferente nas demais provincias produtoras como Sevilha, Córdoba, Granada, etc. Aliás dentro do segmento de uma maneira geral( e aqui falo dos demais paises produtores) temos visto o mesmo problema com relação a produção. Os contatos que temos com as provincias produtoras da Argentina(Catamarca, Mendonza,San juan e La Rioja), com as quais a AROGS tem convenio, também passa o mesmo problema.
A preocupação que fica a partir desse momento é de que tenhamos muitas fraudes com azeites e baixa qualidade dos mesmos. O Brasil ,como sempre, será o destino de azeites cada vez piores e de má qualidade graças a nossa falta de conhecimento e controle desse produto.

texto: Guajará J.Oliveira

Foto: Oliveira do iFAPA