A   R   G   O   S

Notícias de Jaen – Curso de Expert em Azeites de Oliva Virgens 6

Presidente da Argos da Continuidade a seu Master de Expert em Azeites de Oliva Virgens em Jaén- Espanha

Guajará J. Oliveira desde o dia 28 de setembro está em Jaén para dar continuidade a seu Master em Azeites de Oliva Virgens . Essa continuidade deu-se em 01.10.12, onde estivemos em solenidade na Abertura do Curso no Auditório Principal da Universidad de JAén . La estavam para tal evento o Diretor do Curso Dr. Sebastian Villasclaras,Dr. Leopoldo e Dr. Alberto Moya professor e substituto do Diretor e o Diretor Técnico do Curso o Elaiólogo Dr. Marino Uceda Ojeda,hoje a maior autoridade em azeites de Oliva Virgens ,reconhecido em todo mundo olívicola.Autor de mais de 50 livros sobre o tema. Autoridade essa que tivemos oportunidade de levar ao Brasil em 2010, para 1a. Jornada Internacional de Olivicultura de Porto Alegre . Com Dr. Marino estamos preparando algumas atividades didáticas e sensoriais sobre o segmento azeite em 2013 no Brasil. Esse cientísta não faz muito tempo deu um curso sobre analise sensorial para os maiores chefs de cozinha da Espanha, entre os quais estava Ferrán Ádriá.
Os alunos que estão dando inicio ou continuidade ao Curso de Master são dos seguintes paises: 02 da Turquia; 01 da Argentina; 01 do Egito;01 do Brasil;02 de Portugal;02 da Alemanha;01 da Jordania;05 espanhois;02 da Tunisia ;03 do Marrocos.
As dificuldades do curso não são poucas devido ao seu alto nível de conteúdo e exigencia. Sua seleção sempre é rigorosa havendo necessidade extrema de preparação e conhecimento prévio para poder frequentá-lo.
Hoje no mundo da olivicultura após 10 Edições desse Curso de Master temos apenas 290 profissionais com o título de Expert da principal Universidade que trabalha o tema que é a Universidade de Jaén. Provincia na qual estão as maiores plantações da Espanha. Tanto que se Jaén fosse considerado um país produtor seria o terceiro ou quarto produtor do mundo.
Estamos aproveitando , também, a nossa estada aqui na Universidade para preparar um grande Evento Olívicola no Brasil em 2013.Tudo dentro dos objetivos da ARGOS. Objetivos esses traçados pela missão da nossa Entidade que é desenvolver a olivicultura no Brasil com segurança e com responsabilidade fugindo do clássico oba, oba que está querendo se instalar no Brasil para o segmento.

texto:Guajará J. Oliveira desde Jaén -Esp.

Palestra de Abertura do Curso

Alunos do Curso na Abertur a com Dr. Marino Uceda

Início das aulas práticas – em destaque Carmen -Alemanha,-Guajará e Henrique ao Fundo -Portugal

Visita a almazarra do IFAPA-Mengibar

Alunos do curso em reunião

Aula pratica comm Dr. Marino.