A   R   G   O   S

ASSOCIAÇÃO DE VIVERISTAS DE OLIVOS DA ARGENTINA EM PARCERIA COM A ARGOS E MUNICIPIO DE CARLOS BARBOSA

ASSOCIAÇÃO DE VIVERISTAS DE OLIVOS DA ARGENTINA EM PARCERIA COM A ARGOS E MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA, INICIA DIA 17/09/12 TRATATIVAS PARA INVESTIMENTOS NO RGS- PROJETO INICIADO EM 2010.

Uma comitiva composta de 05 pessoas representando a AVOAR e viveiros associados a ela, chega ,nesse domingo, em Porto Alegre. São representantes das 04 principais provincias olivareiras da argentinas (Buenos Aires, Mendonza, San Juan e Catamarca) para iniciar tratativas no sentido de sua vinda aqui para o RGS.
Esse processo iniciou-se no final de 2010 com os primeiros contatos feitos pela ARGOS com a Avoar que se deu durante um Simpósio que o presidente da ARGOS participou em San Juan na Argentina em 2009.
Trabalhando a política do Setor , sentindo suas carências e as suas necessidades nós da ARGOS iniciamos um processo de estudos e trabalho no sentido de atendê-las e suprí-las. O grande gargalo do segmento sempre foi a necessidade de plantas com qualidade e preço que atendessem a demanda que estava e está surgindo. O que esta sendo oferecido no mercado nem de longe atendia e ainda não atende o setor em formação, nem se falando da qualidade das mudas que podem estar sendo produzidas sem conhecimento de causa .Surgiram algumas variedades no mercado interno no decorrer do anos de 2001/2002. É o caso das variedades “arbequina,arbosana e koroneiki” em venda comercial ainda que de forma precária e insuficiente.Elas foram plantadas pioneiramente pela “Chacara Cerro dos Olivais ” em Caçapava do Sul. O primeiro plantio com viés comercial.
A partir dessa experiência surgiram outras em todo estado do RGS e hoje são essas variedades que predominam . Inclusive sendo constatadas sua adaptabilidade pela Embrapa e outros organismos governamentais “a posteriori” . De forma que já temos a partir dessa constatação a certeza de que a olivicultura pode e deve se desenvolver não só no RGS como em muitas regiões do Brasil.
Temos outros experimentos que estão a nos dizer que muitas variedades de oliveiras se desenvolverão e poderão serem plantadas em muitas regiões do RGS e do Brasil.É o caso da picual, arauco, manzanilla,changlot real, coratina,cordovil de castelo branco,barnea,etc entre outras cujos experimentos já dão sinais de produção na propriedade pioneira da cultura no RGS e uma das pioneiras no Brasil que é a “Chacara Cerro dos Olivais”.
Pensando nisso e pensando no desenvolvimento da olivicultura no RGS e no país é que estamos fazendo um convenio com o maior e mais experiente produtor de mudas da América que é a AVOAR ,em cujas hostes militam os melhores e maiores viveiros da Argentina com longa tradição no fornecimento de plantas sãs e certificadas .Não é preciso nem dizer que a experiência dos viveiros associados a AVOAR tem longa tradição no fornecimento de plantas na América do Sul e também para paises como Australia.
Os argentinos estão vindo para o RGS para dar inicio as conversações no sentido de implantar um viveiro internacional de oliveiras aqui no Estado. A comitiva que estará em Carlos Barbosa para as tratativas iniciais durante os dias 17/18-.09-12,. sendo que um dos componentes da mesma foi Vice-Ministro da Agricultura da Argentina e duas vezes diretor do INTA -que equivale a nossa Embrapa).Também poderão estar presentes nesse ato o Deputado Darcisio Perondi um dos incentivadores do Setor que ombreia conosco desde o inicio a alavancagem do segmento e o deputado estadual Dr. Basegio..
A escolha recaiu em Carlos Barbosa pelos seguintes motivos:
1. O municipio é associado da ARGOS ( o primeiro do RGS).
2. Porque o municipio vai disponibilizar área para isso
3. Porque faremos um convênio ARGOS/AVOAR/ Municipio de Carlos Barbosa,
4. Porque geograficamente o municipio está bem localizado para isso (infraestrutura, transporte, deslocamentos, na região onde pulsa investimentos e investidores,etc.)

A vinda da estrutura de produção de mudas da Argentina já de inicio disponibilizará cerca de 3 milhões de mudas certificadas, com preços adequados aqueles que querem investir no setor, bem ao contrário do que temos hoje que são mudas ( sem qualidade) e a preços proibitivos que não incentivam qualquer investimento, além do mais em quantidade insignificantes para desenvolver o setor.
Existia uma trava na importação de mudas da Argentina mas depois de longas tratativas da ARGOS/AVOAR/Ministerio da Agricultura da Argentina e MAPA, liderados pelas ações da ARGOS que lutou incessantemente durante 02 anos para liberar as importações, inclusive, contra interesses internos que eram contrários a liberação pois queriam monopolizar o comércio de plantas, não queriam e nem querem concorrencia e nem qualidade, conseguimos finalmente que o Ministério da Agricultura do Brasil publicasse a Instrução Normativa nº 19/2012 de 15/08/12 que foi publicado no DOU de 16.08.12, liberando, finalmente, as importações de mudas.
Paralelo a implantação do futuro viveiro em Carlos Barbosa a ARGOS já firmou um convenio com a AVOAR para trabalhar a questão das importações e comércio de mudas em um primeiro momento. Temos uma longa parceria de mais de 02 anos com essa entidade da Argentina.
Assim até organizarmos o viveiro nessa importante cidade da Serra gaúcha abrimos a possibilidade de importação de mudas coordenadas pela ARGOS.
O que significa tudo isso em resumo: Abrimos a possibilidade de inserirmos muitas variedades de oliveiras tanto para azeite como para azeitona de mesa, ampliando o leque de oportunidades de investimentos no Setor.Quebramos o monopólio que estava se formando para beneficiar alguns que estavam e estão falando sobre olivicultura sem conhecimento de causa(mesmo entidades oficiais) apenas baseado em suas experiências pessoais e projeções absurdas que quase sempre são superestimadas pois sem base nenhuma de comprovação em função de parâmetros ficticios usados e de sobra ampliamos potencialmente o horizonte de desenvolvimento da olivicultura no RGS e no Brasil.
Essa é a missão da ARGOS e estamos seguindo a risca a mesma e nossos principios, e mais, com conhecimento de causa pois fomos os pioneiros na implantação da cultura no RGS e temos informação e formação no segmento no pais onde tudo acontece em termos de olivicultura e seus derivados, que é a Espanha.
Isso é apenas o inicio do que planejamos para o nosso trabalho . Na sequencia se seguirão cursos, treinamentos, jornadas,etc. tudo coordenado e de iniciativa da ARGOS.
Mais, tudo isso feito sem gastar nenhum centavo público. Sem deslocamentos de missões e caravanas governamentais com viagens intermináveis e quase sempre sem resultado algum

Guajará J Olliveira
Presidente da ARGOS