A   R   G   O   S

Aberta a colheita da azeitona para elaboração de azeites e azeitonas de mesa

Foi aberta oficialmente a colheita da azeitona para elaboração de azeites na “Cerro dos Olivais” propriedade associada a ARGOS de Olvânia Basso e Guajará J. Oliveira no dia 09.03.12. A colheita se estenderá pelo minimo até meados de Abril/12.
Até o final do mês de março/12 foram elaborados 1000 litros de azeite da variedade arbequina. é o primeiro azeite elaborado pelo expert em azeites de oliva virgem pela Universidade de Jaén-Espanha, Guajará J. Oliveira.

O azeite elaborado é uma mescla de azeitonas verdes com maduras e teve um leve toque para um verde mais intenso. Essa composição torna o azeite mais bonito visualmente, embora a cor não seja considerado um atributo. O expert optou por salientar mais a cor verde para fazer um azeite diferente que com a intensidade da clorofila tornou ainda mais acentuado o aroma de ervas frescas recém cortadas e, também optou pela utilização de frascos de vidros claros para tornar o azeite mais atraente para o consumidor.A proteção a ação da luz é feita pela utilização de sacolas e/ou caixas de papel opacas.Também o frutado do azeite está bem saliente dando um toque de leveza e sabor ao mesmo.Tem o azeite uma leve picância que se sente na garganta ao sorver o mesmo uma característica pouco sentida nesse tipo de azeite dessa variedade.
A tonalidade do verde desse azeite vai de um verde mais escuro a um verde bem claro quase puxando para um amarelo. Tudo em função da mescla colocada no moinho e das partidas utilizadas nessa elaboração.

Nessa primeira etapa foram utilizados cerca de 7000 kg de azeitonas da propriedade e de plantadores do municipio de Caçapava do Sul que venderam sua colheita para a “Cerro dos Olivais” que fica também nesse municipio.
No seguimento da colheita serão elaborados mais cerca de 800 litros de azeite com a colheita de cerca de 5.500kg mais de azeitonas. Sendo uma parte dele azeite da variedade koroneiki grega e pela primeira vez no Brasil será elaborado um azeite de azeitonas da variedade picual(carro chefe das variedades plantadas na Espanha).
Também serão colhidos cerca de 500 kg de azeitonas para elaboração de azeitona de mesa das variedades manzanilla,cordovil de castelo branco, picual e frantoio.Está sendo, então, elaborada a azeitonas de mesa a “Mery Tejada”.Forma artesanal utilizada para fazer azeitonas de mesa no interior da provincia de Sevilla.

Se tem notícias de que serão colhidos mais uma certa quantidade de azeitonas na Região, que tem numeros e quantidades para todos os gostos e informações que elas deverão ser utilizadas para azeite mas devido ao não conhecimento do processo, de pessoas e produtores não associados a Argos, não haverá manifestação da Entidade representativa do Setor e reconhecida internacionalmente preferindo a Associação não se manifestar a respeito de números e da qualidade dos azeites produzidos.
Devido ao desenvolvimento e produção de muitas variedades de oliveiras plantadas na propriedade podemos afirmar com segurança que brevemente estaremos plantando mais e mais olivais para atender o mercado brasileiro, não só com azeites de qualidade como com azeitonas de mesa produzidas também aqui no RGS e na região sul do Brasil.

Texto: Guajará,Vera Lúcia e Olvania Basso Oliveira

Fotos:


Limpeza manual das azeitonas p/elaboração de azeite de alta gama (1).


Limpeza manual das azeitonas p/elaboração de azeite de alta gama (2).


Guajará junto a um pé da variedade koroneiki.


Olvania Basso Oliveira junto a um pe de arbequina.


Guajará J. Oliveira com um pé de oliveiras variedade koroneiki–grega.


Azeitonas de mesa a Mery Tejada – manzanilla , cordovil de castelo branco,frantoio e arbrquina.


Colheita da azeitona p/elaboração do azeite(1).


Colheita da azeitona p/elaboração do azeite (2).


Azeitonas p/mesa.


Algumas variedades de azeitonas da Cerro dos Olivais.


Azeitonas no moinho.


Azeitonas p/mesa manzanilla.


Mescla de azeitonas para mesa.


Caixas de azeitonas preparadas para elaboração.


Funcionario da Cerro dos Olivais com azeitonas manzanillas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.