A   R   G   O   S

Bacalhau ao Cerro dos Olivais

Receita: de Guajará j. Oliveira

1/2kg de batatas
02 ou 03 ovos cozidos
200 gramas de bacalhau salgado
um manojo de salsa
um manojo de cebolinha
Azeite de oliva “arbequina” -Cerro dos Olivais

Cozinha-se o bacalhau e as batatas em panelas separadas. O bacalhau pode sofrer uma primeira lavada antes de ser levado a cozimento. Depois de cozido(cerca de 40 minutos) lava-se o bacalhau com água fria várias vezes até retirar parte do sal.

Desfia-se o bacalhau retirando a pele e espinhos e coloca-se em um prato fundo apropriado para receber a mistura.
Em seguida pega-se o azeite de oliva e derrama-se uma porção generosa sobre o bacalhau desfiado.

Mistura-se o bacalhau com azeite e em seguida descascam-se as batatas que já estão cozidas e frias cortando as mesmas e a medida que se vai cortando mescla-se mais uma porção generosa de azeite e mexe-se a mistura. Depois adiciona-se salsa e cebolinha a gosto. O prato deve ficar bem mesclado com a salsa e a cebolinha verde. Corta-se os ovos misturando-o ao bacalhau, e a batata e logo em seguida adiciona-se mais uma porção generosa de azeite mexando novamente. Deixe o prato descansar por cerca de 05 minutos. Em seguida adicona-se as azeitonas.

Azeitonas a Mely Tejada são azeitonas elaboradas artesanalmente, sem nenhum aditivo químico, no interior de Sevilla por produtores rurais em cuja elaboração vai alho, pimentões e outras especiarias como erva-doce e tomilho. Pode ser, também, azeitonas comuns que enfeitam o prato.
É um prato saboroso e leve. Bom apetite. Essa porção serve bem 03/04 pessoas.

Fotos do prato:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.