A   R   G   O   S

Como se desenvolve o Curso de Especialista em Análise de Azeites Virgens da Universidade de Jaén

Pequena introdução histórica e territorial da Provincia:

Jaén é uma provincia da Região da Andaluzia tem cerca de 18mil km2, com uma população de cerca de 700 mil pessoas distribuida em 97 municipios.
A capital leva o mesmo nome da provincia.Tem 120 mil habitantes e na região metropolitana vivem cerca de 1/3 da população.
A capital-Jaén é uma das cidades mais antigas da Espanha, tem sinais arqueológicos de que ela existia em 2500 a.C. na época era uma zona de passagem e teve como povoadores iniciais gregos e fenícios.

Teve sua época de romanização em 197 A.C. Teve também 500 anos de dominação islâmica que iniciou em 713 D.C., cujos sinais ainda estão bem visiveis pela arquitetura, pelos costumes que ficaram e sobretudo, pelos vestigios deixados no Castelo de Santa Catalina que fica em uma das partes mais altas da cidade.

Em 1246 foi retomada pelo rei católico Fernando III. Tem uma catedral magnifica e grandiosa bem no centro da cidade.

Estrutura e Desenvolvimento do Curso

O curso é desenvolvido em módulos com aulas teóricas mescladas com aulas práticas(que são conduzidas por elaiologos, catadores de azeites renomados que a Universidade possui, chefes de paneles de cata) de provas de azeites para identificar sua estrutura,seus defeitos e suas qualidades para que se possa profissionalmente saber diferencia, com segurança e conhecimento, azeites extra-virgens,virgens dos demais .

Quantificar e dimensionar qualidades,saber diferenciar azeites dentro de uma classificação internacional. Ter a certeza das diferenças e das caracteristicas de cada variedade de oliveira e qual o nivel de atributos positivos que cada uma pode ter dentro dessas características..Estabilidade dos azeites.Elaboração,Conservação e armazenamento. Funcionamento e organização dos paneles de cata públicos e privados existente para classificar azeites(essa atividade é fundamental para a comercialização dos azeites de qualidade).

Denominação de Origem Protegida(DOP). Tudo de acordo com a regulamentação da União Européia e, sobretudo, pelas normas estabelecidas pelo Conselho Oleícola Internacional-COI.Dentro da programação do curso também temos palestras com especialistas em temas que circundam e complementam a análise sensorial, para isso a Universidade convoca para discorrer sobre muitos assuntos como biólogos, psicologos,agentes governamentais que tratam da regulamentação que o Estado impõe ao segmento, cientistas renomados de outras Universidades,como por exemplo profissionais da Univerisdade de Granada e do IFAPA-Andaluzia. e diretores de indústrias locais e regionais para falar sobre DOP.

Tudo essas atividades são conduzidas nas dependências da Universidade cominado com visitas as inúmeras e grandes indústrias do Setor que estão localizadas na provincia e na Região, para se ver “in loco” como funciona todo o processo desde a chegada da azeitona na indústria até a elaboração do azeite, visitas ao mercado futuro de azeites. Aliado a tudo isso se analisa azeites de todos os países que tem participantes no curso, fazendo sua classificação e estabelecendo qual é o seu padrão de qualidade.

Próximos textos :O desenvolvimento das aulas.

Texto: Guajará J. Oliveira -Pres. da ARGOS.

Fotos:


Aula teórica com o enaiólogo, professor Dr. Marino Uceda Ojeda alunos da primeira fila : a croata Urska, o espanhol José e a Iraniana Fara


Guajará na aula de cata de azeites.


O Tunisiano Azif e o marroquino Ibrahim (engenheiros químicos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.