A   R   G   O   S

Curso de CATA de azeites virgens da Universidade de Jaén

O curso de Especialista em azeites virgens que está sendo ministrado nessa Universidade tem como público alvo pessoas ligadas ao segmento que estão envolvidas com o tema que da nome ao mesmo.
Somos 23 participantes especialmente selecionados, levando em consideração seus envolvimentos com o tema e a sua importância em seus respectivos paises, para treinamento e ajuda no desenvolvimento da arte de conhecer mais profundamente a qualidade dos azeites virgens.
Estamos assim distribuidos:  06 espanhóis, 04 marroquinos, 03 turcos, 02 tunisianos, 03 argentinos, 01 chileno, 01 croata, 01 brasileiro, 01 iraniano, 01 libanês.

Como se pode ver é uma verdadeira babilônia de gente que tem em comum esse objetivo que é conhecer mais e melhor os azeites.
O curso é endossado e chancelado em seu conteúdo e nas escolhas dos participantes pelo Conselho Oleícola Internacional, pelo Governo da Andaluzia e pela própria Universidade, além da Caixa Rural da Andaluzia.
Como se pode observar é um grande privilégio estar frequentando um curso desse calibre e um grande reconhecimento pelo trabalho que estamos fazendo no RGS e no Brasil para o desenvolvimento da olivicultura.

Dos participantes temos em sua grande maioria engenheiros químicos, engenheiros agrônomos, engenheiros de alimentos, médicos, donos de almazarras(moinhos de elaboração de azeites), 02 advogados ligados ao setor, sendo um da Espanha.
Temos aulas teóricas e práticas todos os dias úteis da semana.
O envolvimento com o curso começa as 9;00h da manhã e vai até as 20,00:h.
A UNIVERSIDADE  tem vários cursos mas tem uma grande participação na arte de ensinar sobre o tema olívicola.
Aqui se trabalha, se ve e se respira olivos todo o tempo.

O combustível propulsor da enconomia jinense é essa cultura com cerca de 700 mil hectares plantadas com olivos, respondendo por mais de 30% de tudo que se produz no segmento na Espanha.

Aqui onde se encontram uma grande maioria de profissionais de alto calibre no setor. Há um grande trabalho de pesquisa conduzidos por professores e pesquisadores da Universidade, para melhor aperfeiçoar o segmento olívicola em todas suas nuances.
Essa Universidade tem sua origem na antiga Universidade de Baeza (municipio histórico que fica nessa provincia).
É uma moderna Universidade que proporciona aos seus alunos dos diversos cursos as mais amplas e melhores condições de ensino para cursos regulares, de pós-graduação e doutorado.

Texto: Guajará J. Oliveira-Pres da ARGOS


Foto: Alguns participantes do curso dir.pesq.Moktar téc. tunisiano, Dir.Curso Dr. Sebastián Villasclaras, engenheira e engenheiro do controle de fraudes do Marrocos, Guajará da ARGOS, Maria Eugenia, Engenheira da Argentina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.