A   R   G   O   S

Curso de especialista em análise de azeites de oliva na Universidade de Jaén-Espanha

O  presidente da ARGOS foi selecionado pela Universidade de Jaén-Andaluzia-Espanha para frequentar o curso de Especialista em Análise de  Azeites do Depto. de Engenharia Química. O Curso é de longa duração e forma poucos especialistas no tema cada vez que o mesmo acontece. Guajará J. Oliveira, juntamente com mais dois argentinos foram os únicos  selecionados da América Latina para o mesmo. Ele estará viajando para Espanha nos próximos dias já que um dos módulos do curso começa no dia 07/11/11 e se estenderá até dezembro/11.

Juntamente com outros colegas da Espanha  e de outros países europeus irão ter aulas práticas e teóricas(oito horas p/dia) na Universidade a respeito do tema, ministradas por specialistas/investigadores espanhóis e de outros paises produtores. É mais um esforço do Presidente no sentido de ampliar os horizontes no conhecimento de toda a cadeia de produção da oliveira.

A província de Jaén cuja capital leva o mesmo nome é a maior e mais produtiva região da Espanha no que diz respeito a produção de azeites e azeitonas. Em Jaén a maior provincia olivarera da Espanha produz cerca de 35%  no que diz respeito ao tema azeite/azeitonas. Se a produção de  dita região  fosse considerada isoladamente Jaén  seria um dos quatro maiores produtores mundiais do segmento.
A Universidade de Jaén através de seus diversos Departamentos se dedica e muito na pesquisa/investigação do tema olívicola
O curso tem como colaboradores e/ou patrocinadores o Conselho Oleícola Internacional(COI) , Diputación Provincial de Jaén, Junta de Andalucia, Colégio Oficial de Químicos e a Caja Rural de Jaén.

Vera Lúcia Pretto – Tesoureira da ARGOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.