A   R   G   O   S

Colheita na “Cerro dos Olivais” a introdutora da Olivicultura no RGS

 

Azeitonas

 Durante o mês de março e parte de abril/16  foi efetuada na nossa Associada “Cerro dos Olivais” que esta localizada no Cerro da Picada em Caçapava do Sul,  a colheita  da azeitona e a elaboração de azeites e azeitonas de mesa na pioneira da olivicultura no RGS e uma das pioneiras no Brasil. Foi nessa propriedade que começou a olivicultura no Estado. Ali foram produzidos os primeiros azeites do Brasil  das variedades arbequina, arbosana, koroneiki, picual (sendo que dessa variedade ) é ainda a Cerro dos Olivais que produz o único azeite no Brasil.

IMG_20160524_134211944

Ali também foi onde começaram a ser  produzidas as primeiras azeitonas de mesa feitas no Brasil na era moderna.  Essa propriedade é o mais importante marco da olivicultura no Estado do Rio Grande do Sul e continua sendo referência para a cultura.

Esse ano de 2016 a  Cerro dos Olivais produziu azeites de arbosana, arbequina, koroneiki e picual(04 monovarietais) e dois assemblages koroneiki,arbequina ; koroneiki/picual, ambos azeites também elaborados pela primeira vez no Brasil  e azeitonas de mesa da variedade manzanilla.

São produzidos azeites  de primeirissima linha . É um trabalho feito com muita dedicação pelos seus proprietários.

Assim a ARGOS está orgulhosa de ter a introdutora da olivicultura em seus quadros.