A   R   G   O   S

Comissão da FinoOliva2014 visita Futuro Presidente da Assembléia Legislativa do RGS, Faculdades de Química e Meio Ambiente e o Local da Realização do Evento na PUCRS

No dia 15 de agosto  de 2013  a Comissão da 1ª Feira Internacional de Negócios em Olivicultura composta pelo Guajará J. Oliveira, Junior Mocelin, Paulo Cesar .D.Britto, Olvania Basso Oliveira(todos diretores da ARGOS)e do espanhol Dr. Juan M. Caballero , Coordenador da 2ª Jornada Internacional de Olivicultura dentro da FINOOLIVA, estiveram em visita ao Gabinete do futuro Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul Deputado Gilmar Sossela.
A visita foi programada e organizada pelo Deputado Gerson Burmann e seu chefe de Gabinete Sr. Valmor  Cryshczun,parceiros da ARGOS de longa data pois são incentivadores das iniciativas inovadoras que podem  agregar alto valor para comunidade rio-grandense  . Na oportunidade foi dada ciência ao deputado desse importante evento que será realizado em setembro de 2014, composto de Feira de Azeites e Azeitonas,Máquinas, Equipamentos, 2ª Jornada Internacional de Olivicultura e 1º Concurso Internacional de Azeites Extra-Virgem com arbitros internacionais reconhecidos e com títulos de especialistas, 1ª Mostra de Cosméticos e Farmacos que utilizam produtos oriundos da Oliveira   . Foi apresentado ao Dep. Gilmar Sossela o projeto da Feira, sua organização  bem como foram citados os apoiadores nacionais e internacionais da já consolidados. Falaram os integrantes da comissão expondo todo o trabalho a ser feito. Objetivos e metas que a feira quer alcançar . Sua importância para o segmento em formação no RGS e no Brasil. O trabalho a ser realizado dentro das metas e objetivos da Associação Rio-Grandense de Olivicultores – ARGOS. Falou, também,    Dr. Juan M. Caballero discorrendo sobre a 2ª Jornada Internacional de Olivicultura, sua meta no sentido de direcionar trabalhos técnicos e de estudos  da olivicultura, em continuidade a 1ª Jornada Internacional também realizada pela ARGOS em 2010. Da importância desse tipo de iniciativa da ARGOS no sentido de dar um norte a olivicultura não só do Estado do RGS como no resto do país, em franca colaboração com a olivicultura nacional, já que é uma entidade conhecida no segmento fora do Brasil. Da importância e do apoio que a nossa Entidade tem de Organismos, Universidades da Espanha, Portugal e Argentina, além de Universidades do Brasil  para realizar a Feira. além de outras que apoiaram o Evento no decorrer do tempo de organização da Feira.
Falou o Deputado e futuro presidente da Casa Legislativa, que ficou impressionado com o que ouviu, dizendo que em sua gestão dará  pleno apoio a Feira,pois é um Evento de alto valor agregado, tanto agrícola , financeiro como comercial e turístico  . Disse que a Assembléia irá apoiar  dentro de seus limites o Evento  e , inclusive, que poderá ter um stand na feira em função de sua importância no desenvolvimento da cultura no RGS e no Brasil.
Em sequência foi feita uma visita a PUCRS para uma reunião de trabalho com os Diretores das Faculdades citadas anterioremente para começar a dar forma a participação daquela Universidade como apoiadora do Evento, com participações de intercambio e de incentivo aos alunos de participarem desse novo segmento que poderá abrir portas de novos trabalhos  e novos estudos  para o desenvolvimento da cultura.  Após isso tudo a Comissão se deslocou ao espaço destinado ao Evento para constatar suas condições e suas possibilidade para abrigar a estrutura dos paises que participarão da Feira e os auditórios onde serão proferidas as palestras de importantes pesquisadores da olivicultura mundial.
O Espaço destinado a Feira é composto de 5567m2 de ára coberta e pode abrigar até 100 stand dependendo da necessidade Organizacional do Evento, com um auditório que pode abrigar 1000 assistentes , podendo ser desdobrado em três auditórios de 300/400 pessoas, que dependerá do que for organizado em função das necessidades dos assistentes.
Com um restaurante que pode atender até 2000 pessoas para almoço e toda uma infraestrutura de comunicação e outros apoios de logistica necessários para realização do Evento, com , inclusive, espaço de estacionamento para abrigar 4000 carros.
Esse espaço é adequado a proporção do Evento que espera receber nos 04 dias da Feira cerca de 4000/5000 pessoas de todo Brasil, América  e Europa e alguns paises do Oriente Médio e Africa.

texto:Guajará J. Oliveira, Junior Mocelin, Olvania Basso Oliveira e Paulo Cesar Britto.