A   R   G   O   S

Feira Internacional de Negócios em Olivicultura – Fino2014

Nos dias 02 a 05 de setembro de 2014 a Associação Rio-Grandense de Olivicultores- ARGOS que tem sede em Ijui,  juntamente com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo-  CEPAAL de Portugal estará realizando nas depêndencia do Centro de Eventos da PUCRS e , também, em parceria com essa Universidade através das Faculdades de Engenharia Civil,Engenharia Química e Instituto do Meio Ambiente-IMA, a 1ª Feira Internacional de Negócios em Olivicultura que é composta de 03 partes: 1.  a IIª Jornada Internacional de Olivicultura, já que em 2010 a ARGOS organizou a primeira, onde se trará os melhores professores, técnicos, pesquisadores de todo o mundo   para falar dos mais diversos temas relacionados com a olivicultura e seu desenvolvimento para  uma platéia que deverá ser composta de técnicos, agrônomos, pesquisadores , olivicultores,investidores,  estudantes e interessados em geral sobre o segmento de todo o Continente Sul Americano ;  o 1º Concurso internacional de azeites organizado pelo CEPAAL de Portugal. Nesse concurso concorrerão azeites de todo o mundo.; a 1ª Feira de Azeites e azeitonas e materiais,equipamentos e produtos cosméticos proveniente do azeite de oliva, onde estarão presentes os  melhores azeites e melhores azeitonas produzidas em todo mundo olívicola juntamente com produtos cosméticos.
Para essa feira já estão convidados paises como Espanha, Portugal, Turquia,Tunisia, Argentina,Uruguai, Chile, Italia, Grécia, entre outros.
Os apoios já consolidados são:
internacionais – CEPAAL ,Azeites do Alentejo de Portugal,  Research Olive Institute de Izmir- Turquia, Universidades de Jaén e Córdoba da Espanha, Instituto de Investigación Agraria y Pesquera da Andaluzia-IFAPA, Universidade Nacional de Cuyo-Mendonza-Argentina, Universidade de Évora- Portugal, Associación de Viveristas de Olivos da Argentina- AVOAR.
nacionais  –    Assembléia Legislativa, UNIJUI, PUCRS, Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Cerro dos Olivais.

Juntamente com esses apoios todos temos apoio importante  do Deputado  Estadual Gerson Burmann e do Deputado  Federal Darcisio P. Perondi que já deram sua colaboração quando a ARGOS  efetuou a 1ª Jornada Internacional de Olivicultura em Porto Alegre em 2010.

                                                                        Divulgação da FINO2014

Internacional: A Feira de Negócios  já foi divulgada na Expoliva de Jaén-Espanha, a maior feira mundial do segmento e em Portugal pelo presidente da ARGOS Guajará J. Oliveira, durante o mês de maio/13. Na oportunidade foram convidados a participar da mesma muitas empresas do setor esse trabalho de divulgação(Europa,Oriente Médio e Africa) continua através dos parceiros e colaboradores  internacionais .
Também está sendo  divulgada na Argentina, Uruguai, Chile e Peru, também por parceiros e colaboradores aqui da América Latina.
Em sequência a Feira está começando a ser   divulgada no Brasil para que seja aproveitada essa grande oportunidade de conhecer o segmento, interagir com o que tem de melhor  na cultura da  oliveira no mundo  e o seu objetivo principal é dar conhecimento a todos os brasileiros interessados no tema como reconhecer os produtos oriundos da oliveira , do potencial do segmento, seu desenvolvimento em nosso país da grande oportunidade que o mesmo tem de agregar valor a agricultura quer como opção de investimento, quer como opção social.Os primeiros passos já estão sendo dados com a busca  de mais apoio da Assembléia Legislativa do RGS, onde no último dia 15/08 foi dado conhecimento da mesma ao Dep. Sossela , que estará na presidência da Casa em 2014  e que prometeu apoio total ao Evento.
A ARGOS, como a única instituição com reconhecimento internacional, dentro de sua missão estatutária está abrindo mais uma vez esse grande espaço para trabalharmos as questões relacionadas com a olivicultura para seus associados e para os interessados de uma maneira geral.

texto: Guajará J. Oliveira, Junior Mocelin(vice-presidente), Paulo Cesar D. Britto e Vera L. Pretto(tesoureiros da ARGOS).