A   R   G   O   S

ARGOS REPRESENTARÁ BRASIL NA 18ª REUNIÃO DO COI EM BUENOS AIRES

O Presidente da Argos Guajará J. Oliveira, foi designado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil para representar o país na “18ª Reunião Extraordinária dos Países Associados ao Conselho Oleícola Internacional” que se dará pela primeira vez na América Latina, mais especificamente, em Buenos Aires, pois a Argentina é o único país sul-americano membro efetivo desse Conselho.

O Brasil pela primeira vez atuará como membro observador em reunião desse Organismo. Esse é o primeiro passo para que possamos , em um futuro próximo fazer parte como membro efetivo dessa importante Entidade que regulamenta e disciplina  a olivicultura mundial e seu comércio. Essa reunião ocorrerá do dia 02 até o dia 06 de julho/12.

Na reunião, os países membros, só para citar alguns: Espanha,Grécia, Itália, Tunísia,Turquia, Líbano,França, Argentina, tratarão das políticas do setor em âmbito mundial visando melhorar o comércio, sua regulação, divulgação do consumo de azeites e azeitonas pela população mundial e ampliação  do mercado par esses produtos tão importantes para o consumo humano, bem como estabelecer regras e controles sobre produtos de qualidade.

A ARGOS através de seu Presidente aproveitará o ensejo para ampliar e melhorar os laços com a olivicultura argentina e fará algumas incursões para futuros convênios de cooperação com a Turquia, através do “Olive Reserch Institute” de Izmir que tem como um de seus dirigentes o Dr Mehmet Ulas que foi colega do Presidente da ARGOS no Curso de “Expert en Azeites de Oliva Virgem” na Universidade de Jaén- Andaluzia – Espanha, ano passado. Também será aproveitada a oportunidade para solicitar ajuda técnica do COI para o desenvolvimento da olivicultura no Brasil por intermédio de cursos,jornadas e outros eventos que possam divulgar o segmento e incentivar o plantio de oliveiras aqui entre nós e trabalhar a questão do controle da qualidade dos azeites vendidos em nosso país.

Texto:  Guajará J.Oliveira e Vera Lucia Pretto