A   R   G   O   S

“Azeite Cerro dos Olivais” é analisado na Turquia

O azeite “Cerro dos Olivais” produzido na propriedade de Guajará Oliveira em maio de 2011 foi enviado para o Presidente no final do curso de Análise Sensorial e levado para Izmir na Turquia pelo Engenheiro Agrônomo Dr. Mehmet Ulas um dos Diretores de pesquisa do Olive Research Institute que tem sua sede em Izmir, órgão ligado ao Ministério da Agricultura daquele país.

O Dr. Mehmet foi colega do Presidente da ARGOS e proprietário da chácara que leva o mesmo nome do Azeite em Caçapava, quando ambos frequentaram o Curso de Especialista em Azeites de Oliva Virgem na Universidade de Jaén- Espanha, provincia espanhola que é o maior centro de olivicultura do mundo, a convite da mesma. Izmir é uma grande e importante metrópole turca, tem cerca de 3 milhões e novecentos mil habitantes e segundo estudos feitos tem cerca de 3500 anos, fica na Anatólia sendo uma das principais cidades mercantis do Mar Mediterrâneo .

O Institute é um órgão de pesquisa governamental para o desenvolvimento da olivicultura na Turquia. Esse país é hoje um dos grandes produtores mundiais de azeites e azeitonas tendo seu foco voltado para o mercado externo. Exporta muito azeite para os grandes países consumidores da Europa.

O Azeite analisado pela equipe do Dr Mehmet se refere a variedade arbequina de safra de 2011 e foi considerado como um excelente azeite com as perdas naturais de qualidade em função do mesmo ser elaborado em abril/maio do citado ano. Essa é mais uma demonstração do que podemos fazer por aqui em termos de produção de azeites e azeitonas e inserirmos de vez a olivicultura em nosso país, pois o reconhecimento internacional está começando a chegar e o aperfeiçoamento também.

Para o ano de 2012 , se não tiver problemas relacionados com o clima ou algum desastre natural a chácara “cerro dos olivais ” irá produzir cerca de 2000 litros de azeite de alta qualidade e começará, também, a produzir azeitonas de mesa em fase experimental com receitas e orientações de um pesquisador da Universidade de Córdoba -Espanha.

A procura de conhecimento técnico tem sido uma constante nesse campo e também a busca de uma integração com o mundo da olivicultura.

Texto; Guajará J. Oliveira

Fotos:

Dr. Mehmet Ulas e duas pesquisadoras. Ao centro o azeite “Cerro dos Olivais”

Equipe de pesquisadores do Olive R. Institute de Izmir degustando azeite “Cerro dos Olivais” de Caçapava do Sul

Equipe de pesquisadores degustando azeite

Equipe com Dr. Mehmet degustando azeite cerro dos olivais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.