A   R   G   O   S

Avaliação da Jornada com dados e projeções feitas pelo Presidente da ARGOS

Após o acontecimento da 1a.Jornada de Olivicultura que a ARGOS realizou em Porto Alegre, nos dias 10 e 11 de maio 2010,compilamos alguns dados sobre sua realização.
Os mesmos nos dão a nitida e exata noção de que fizemos a coisa certa. Foi cerca de um ano de muita luta, muita porta na cara e muito não, para que pudessemos fazer uma jornada que viesse ao encontro das necessidades e expectativas que o tema exigia e gerava, embora tivessemos algumas resistências localizadas em alguns pontos fomos em frente ,pois entendemos que a olivicultura é um tema palpitante entre nós e já merece um tratamento todo especial, pois é uma cultura que tem futuro por aqui e não serão esses obstáculos e essa falta de visão qu nos fará arredar um milimetro dos objetivos traçados rumo a implantação definitiva da olivicultura no RGS e no Brasil .

A ARGOS e nós particularmente fomos passando um a um esses obstáculos e fomos de uma forma firme e forte concretizando os planos que já haviamos estabelecido e determinado, pois nada nos deteve e nada foi feito que criasse qualquer tipo de dificuldade que não tivessemos a solução para ela.
A prova de que estavamos certo no que nos propusemos a fazer, foi o grande sucesso que a 1a.jornada Internacional de Olivicultura teve, não só no Brasil, como em toda a América Latina e repercussões muito boas na Europa.
Tivemos um público de 440 pessoas nos dois dias de Evento, sendo que entre elas estavam 48 estrangeiros vindos da Argentina,Espanha, Chile, Uruguai.
Também tivemos um grande aporte de pessoas dos mais importantes Estados da Federação. Vieram gente de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina ,Paraná, Brasilia, além do grande número de interessados do RGS.
O Perfil dos participantes estava assim distribuido:

  • 23% de profissionais com mestrado, doutorado e pós- doutorado.
  • 38% alunos universitários, ,professores, engenheiros e técnicos.
  • 29% com superior incompleto.
  • 10% outros.

    A avaliação que o Evento teve foi nota geral de 8,2 e as palestras, em função de seu alto nível, tiveram a nota de 9,2, pois as presenças de altas autoridades sobre o tema, pesquisadores do porte de Juan M. Caballero, Antonio Trapero, Carlos Navarro e Marino U. Ojeda, nos deram a certeza e a tranquilidade de que teriamos uma Jornada concisa . Tivemos também a presença do Dr. Mohamd O. Sbitri, Diretor Executivo do Conselho Oleícola Internacional trazendo as normas e regulamentações desse importante Organismo Internacional foi fundamental. Sua presença por si só já disse muito sobre a importância da Jornada e o acerto que tivemos ao realizá-la. Tudo isso aliado ao um painel que apresentamos sobre a realidade atual da olivicultura no Brasil, que teve como palestrantes o Presidente da ARGOS e pelos competentes pesquisadores da Epamig/MG Dr.Adelson Oliveira e pelo Dr.Dorli Dacroce da EPAGRI/SC. O que reduziu um pouco a nota do Evento foi sua divulgação , mas isso é explicável pois tivemos dificuldades financeiras para realizá-lo e trabalhamos sempre com orçamento apertado , apesar das diversas tentativas de ir buscar apoio entre as várias Entidades e empresas quer sejam governamentais ou não.
    Superada essa etapa estamos nos organizando para mais dar mais alguns passos rumo ao aumento da área plantada em todo país e principalmente nos estados do Sul.

    Uma série de projetos e planos estão sendo traçados pela ARGOS para os anos de 2010 ,2011 e 2012. Melhoraremos o quadro de associados, trabalharemos as questões técnicas, a compra de mudas com preços mais acessiveis para nossos associados e outros temas relacionados. Trataremos de nos acercar das políticas internacionais para o Setor através de Convênios(que aliás já estamos concretizando) com o Conselho Oleícola Internacional, IFAPA -Andaluzia-Espanha, Universidade de Córdoba-ESP, Associação de Viveristas de Olivos da Argentina, Universidades e Entidades públicas e privadas brasileiras e estrangeiras, etc, entre outros tantos planos para o segmento que a ARGOS possui.

    Hoje somos uma Entidade( apesar de nova) reconhecida no mundo olívicola internacional graças a um trabalho consistente e uma luta incessante travada para que tenhamos uma Olivicultura sadia e com resultados no Brasil.
    Esse é o trabalho e a missão da ARGOS.
    Sabemos que podemos fazer muito mais e não mediremos esforços para isso,tratando de remover todos os obstáculos que surgirem para termos, enfim uma olivicultura desenvolvida (seguindo parâmetros internacionais para o setor) e repetimos com resultados em todo o Brasil.
    A tarefa é difícil mas não é impossível e a entidade a realizará com certeza.
    Esta é a avaliação concisa que fizemos.
    Guajará J. Oliveira
    Presidente

    Discurso do Dep.Fed.Darcisio Perondi na Abertura da Jornada
    Discurso do Dep.Fed.Darcisio Perondi na Abertura da Jornada

    Discurso do Dr. Mohamed O. Sbitri - Diretor Executivo do COI na Abertura da Jornada
    Discurso do Dr. Mohamed O. Sbitri – Diretor Executivo do COI na Abertura da Jornada

    Discurso do Dr. Juan M.  Caballero- Diretor do Depto. de Olivicultura -IFAPA-Espanha
    Discurso do Dr. Juan M. Caballero- Diretor do Depto. de Olivicultura -IFAPA-Espanha

    Público presente na jornada
    Público presente na jornada.

    Ingeniera Elina Buffa da Avoar  y o Dr. Rogério Karam, sócio da <b>ARGOS</b>, na degustação de azeites na jornada.
    Ingeniera Elina Buffa da Avoar y o Dr. Rogério Karam, sócio da ARGOS, na degustação de azeites na jornada.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.