A   R   G   O   S

Panel ARGOS de Analise de Azeites – o 1º do Brasil que foi credenciado pelo COI- Parte III

IMG-20190817-WA0020IMG-20190817-WA0019

Panel  ARGOS de analise sensorial

Tecnicamente  não há nenhum resquicio de dúvidas o “Panel ARGOS”  que diga-se de passagem foi organizado  e está em funcionalmento sem nenhum tostão de dinheiro público a não ser uma pequena ajuda do municipio de Ijui  e sua Câmara Municipal. Nele estão os mais bem preparados analistas de azeite do Brasil  com  grande parte dos mesmos com curso de formação sobre o tema  no exterior. São experts em azeite, alunos de doutorado no exterior na área , profissisnais com alta qualificação.

Bem esse panel que já esteve entre os melhores do mundo mas  não serve para o MAPA que procurou nas entrelinhas de uma legislação inadequada para regulamentar a atividade para de forma corporativa  usando de força desproporcional e de interesse de alguns funcionários , mesmo que em detrimento do próprio controle de classsificação do produto e  de forma vingativa mesmo que  contra os próprios interesses nacionais de fiscalização e controle desse produto inventar uma justificativa para barrar  o funcionamento do mesmo junto ao COI.

Essa entidade internacional não tem obrigação nenhuma de saber do funcionamento interno dos controles nacionais e como a carta  veio da entidade máxima do Brasil no tema , no caso o MAPA  achou  por bem suspender a participação do panel ARGOS de sua lista de paneles credenciados internacionalmente  até que fosse esclarecido o problema. Esses fatos perduram até agora.

Uma coisa é absolutamente certa , nesse caso específico, a estrutura do Depto. de Controle Vegetal  e seus dirigentes está jogando contra os interesses nacionais,porque não tem condições de prestar serviços dessa natureza , não só pela ilegalidade construida de seu panel, como também, pela própria condição do Ministério que tem carencias e sempre terá de controlar tudo que diz respeito a sua própria atividade. Mas mesmo assim o interesse de determinado grupo de servidores está acima do interesse do próprio Ministério. Isso rende muitas vezes algumas viagens de alguns ao exterior e o recebimento de diárias.

Agora pasmem  o próprio diretor do Depto. Vegetal Sr. Caruso  nessa nota da parte de imprensa do MAPA   (ver    https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mapa-estimula-a-adocao-de-painel-sensorial-para-classificacao-de-azeite-no-brasil)  Ministério vem estimular  a criação de novos paneles  no Brasil por “associações”  e outras entidades  com a justificativa que temos que ter esse tipo de atividade para que não haja necessidade de eventualmente ter que enviar amostras de azeites a outros paises.

O panel  ARGOS está  ai  justamente para  fazer esse panel com a mais alta qualildade e competência.

A conclusão a que  estamos afirmando é muito clara houve preseguição a ARGOS e a seu  panel pelo Depto. de controle Vegetal do MAPA  através de seus funcionários. Isso é , no mínimo em outras paises e entidades sérias passivel de perda de cargo.  Funcionários não são donos de Entidades públicas. São somente funcionários. Para alguns funcionários o que prevalece é sempre o seu interesse em detrimento do interesse público. Vinganças , perseguições e outras atividades não nobre e muito pobre não deve ser pautada  pelas ações de quem está a serviço da própria sociedade.

O panel ARGOS está ai fazendo sua parte , avaliando azeites dos interessados , sem dinheiro público, sem passeios no exterior por conta do governo  fazendo o que sabe fazer melhor no Brasil classificar azeites e suas qualidades  e esperando que todo o que foi esclarecido e dito aqui seja apurado (STJ e MPF)  para colocar o interesse público acima de interesses menores que não dizem respeito ao que a sociedade espera de todos nós.