A   R   G   O   S

Argos Cria Centro de Pesquisas em Olivicultura,Azeite, Azeitona de Mesa que estará organizado para atender os profissionais da área.

portugal-jaen-2 parte 116OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

A ARGOS está criando Centro de Pesquisas em Olivicultura, Azeite e Azeitona de Mesa.  Centro esse  que atenderá pela sigla CEPAME-ARGOS O local onde o Centro terá sua sede é a “Chácara Cerro dos Olivais”, em Caçapava do Sul-RGS. O Centro terá  a Assessoria Técnica do Prof.  espanhol  Dr. Juan M. Caballero, ex- diretor do Curso de Olivicultura do  IFAPA-Espanha, Assessor da FAO, entre outros títulos  e será  Coordenado por um grupo de especialistas nos temas oriundos da própria ARGOS com conhecimento e cursos no Exterior.

Também haverá a colaboração do prof.  Diego Cabello Pozzo da Universidade de Córdoba – Espanha.

O trabalho inicial de criação e organização do Centro  já está concluído. Trabalharemos , para começar, com 15 variedades de oliveiras com a denominação  dentro as regras estabelecidas pelo Catálogo Mundial de Oliveiras, portanto reconhecidas técnica e cientificamente pelos países produtores , algumas exclusivas  e outras que já estão sendo utilizadas em alguns cultivos no Brasil, mas sem muito sucesso, além de outras novas.

A ARGOS  completa o cíclo de organização técnico/científica de estrutura voltada para o melhor e maior aproveitamento  dos produtos oriundos da oliveira. Um trabalho baseado em conhecimento e com a ajuda de profissionais experientes provindos da Espanha um dos maiores berços a olivicultura no mundo e que serve de referencia no desenvolvimento do tema.

Esse Centro vem a se somar com o outro Centro de Pesquisas utilizando azeite de oliva no tratamento de doenças e enfermidades- CEPAZO-HCI, em parceria com o Hospital de Caridade de Ijui/RGS e a Universidade de Jaén-Espanha, Centro esse que está levando em frente 07 pesquisas nesse tema e que algumas delas vão ser apresentadas no próximo ano em um Congresso Internacional de Azeite e  Saúde  que ocorrerá em maio de /2018 em Jaén-Espanha.

O Centro trabalhará todas as questões relacionadas com pesquisas com a oliveira e o que será possível fazer  para atender  os olivicultores associados da ARGOS, Associados de outras Entidades , olivicultores em geral  dos outros Estados da Federação, mediante acordos e Convênios.

Ele já nasce ao abrigo de vários convênios mundiais , entre os quais citamos os com países   como Peru, Turquia,Espanha ,Argentina  e Portugal.

Paralelo a isso a ARGOS está trabalhando  um Convenio com uma  Universidade Nacional para preparar alunos e técnicos da área agronômica, nutrição, engenharia de alimentos e afins  para treinar futuros profissionais em todos os ramos necessários a utilização com qualidade dos produtos provindos da oliveira.

A Presidência.