A   R   G   O   S

Azeite de Oliva e Saúde – palestra do pesquisador da Ujaén em Ijui-RGS

img-20161018-wa0021

A ARGOS para promover  e dar ciência da criação do 1º Centro de Pesquisas do Brasil  no Tratamento de Doenças utilizando azeite de oliva -CEPAZO-HCI,Coordenado pela Dra. Olvania Basso Oliveira e, muito provavelmente, o primeiro da América Latina, trouxe para Ijui-RGS , onde tem sua sede, o cientista  e pesquisador da Universidade de Jaén , nossa conveniada, o catedrático Prof. Dr. José Juan Gafório,que até final de 2015 respondia pela direção do doutorado em Azeite de Oliva e Saúde daquela Universidade e que tem inúmeras publicações  e trabalhos  na área de investigação e pesquisa no tratamento de doenças  com a utilização do azeite de oliva.palestra-16

A palestra bem como a inauguração do Centro de pesquisas foi muito concorrida. Inúmeros profissionais da saúde e afins, tanto do setor público como privado e    também outros profissionais, como professores, alunos de Universidades estiveram presentes. Foram dois dias de intensa informação sobre esse importante alimento e sua utilização preventiva e do próprio tratamento curativo de  enfermidades várias.dscn2682-jpg-palestra-16

 As palestras ocorreram no auditório do  Hospital de Caridade de Ijui -HCI, Hospital Escola Regional, que abriga o CEPAZO-HCI por força de Convenio técnico/científico com a ARGOS, nos dias 13 e 14 de outubro de 2016.

img-20161018-wa0019 dscn2660-jpg-palestra-16

O cientista  esteve presente  graças ao Convenio técnico/cientifico que a ARGOS tem com a Ujaén, que para os que não sabem , é a maior província olivareira do mundo e por nossa Entidade pertencer a RED Ibero-americana de Estudos do Olivar, criada pela Universidade e que tem como coordenador o próprio cientista.

Dentro da referida RED  além da ARGOS do Brasil tem entidades e Universidades de paises como México,Argentina,Portugal,Chile , Peru, Uruguai e a própria Espanha.

É a ARGOS fazendo mais e melhor pelo desenvolvimento da olivicultura brasileira, dentro de sua missão institucional. Hoje  a única  Entidade do Setor no Brasil com reconhecimento internacional, conveniada com inúmeros estruturas voltadas para o desenvolvimento da olivicultura no mundo.