A   R   G   O   S

Queda acentuada nas importações de azeite de oliva pelo Brasil

Palestra sobre azeites_Amen2

A queda  nas importações de azeite de oliva pelo Brasil já emite da sinais preocupantes. Em  2014 houve um grande recuo nas aquisição desse produto pelo país  com uma caída de cerca de 13% na compra de azeites. Esse ano parece que haverá um grande represamento  na compra de azeites.  Segundo o COI  entre os meses de outubro de 2015 e abril de 2016 o Brasil importou 41% menos que o mesmo período considerando os anos anteriores.  Isso significa dizer que  a importação que já andava na ordem de 67 mil ton em 2015 poderá ter um  grande revés  e esses números podem chegar a cerca de 40 mil ton na importação de azeites. Isso significa dizer que as importações caem a nível de 2007  ou seja a uma queda acentuada  que leva o consumo a patamares de 10 anos atrás.

Um grande revés no consumo de azeites , logo o Brasil que tinha uma curva ascendente no consumo desse produto ao longo dos últimos 10 anos. Sendo um dos grandes mercados importadores do mundo.

Reflexo da falta de dinheiro, desemprego  e economia instável que incidem diretamente no corte e eliminação de gastos de produtos  que não são consideráveis essenciais para a população