A   R   G   O   S

Principais Variedades Plantadas Atualmente no Brasil

Existem alguns experimentos com a cultura nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, além do RGS e as variedades que predominam  são : a Arbequina , Koroneiki e Arbosana.
Essas variedades foram experimentadas inicialmente na propriedade que é pioneira na implantação da cultura no RGS, que é a  chácara Cerro dos Olivais em Caçapava do Sul onde foram produzidos os primeiros azeites do Brasil em 2008(arbequina), 2010(koroneiki) e 2012(picual e os assemblages koroneiki/picual/arbequina).
Os azeites até então elaborados são de excelente qualidades comprovadas pela analise sensorial feita em 2012 por especialistas da Espanha,Turquia,Portugal,.Tunisia,Argentina, Marrocos, Argélia
Nessa mesma propriedade , atualmente, estão em produção as variedades picual e manzanilla. A primeira para azeites e azeitonas e a outra para azeitonas de mesa.
Há espaço para se plantar outras variedades diretamente relacionadas com outra gama de gostos e sabores de azeites para diversificarmos a produção e , também, a qualidade dos produtos aqui elaborados. Hoje no mundo  temos cerca de 1000 variedades de oliveiras já identificadas e catalogadas nos mais diversos paises.
Estimamos que o Estado do RGS e os demais estados do Sul do Brasil são os mais propicios para receber a cultura devido a sua climatologia que se assemelha as condições da Cuenca Mediterrânea. O binomio (frio/calor) está presente nos períodos que a planta necessita dos mesmos. Invernos bem determinados e calor intenso no verão.
Acreditamos , em função de suas características,entre outras, que variedades como a coratina(italiana), arauco(argentina),changlot real, picual, manzanilla(espanholas), a galega vulgar e cobrançosa(portuguesas). em um primeiro momento, são as variedades que tem grandes possibilidades  de se adaptarem bem nos Estados do Sul.Outras variedades como a picholi marroqui(marrocos),barnea( israelense), também.
Por sua tradição em inovar  e pelas condições de clima e solo o RGS  tem todas as condições de capitanear essa cultura no Brasil.Atualmente existe uma disseminação de plantio da primeiras variedades que citamos  em muitos municipios do Estado do RGS com pequenas produções de azeites alguns  estão no mercado.

texto: Olvania Basso Oliveira,Guajará J. Oliveira -especialistas em olivicultura