A   R   G   O   S

Presidente da Argos visita Expoliva de Jaén-Espanha

A Argos através de seu presidente esteve em visita a Expoliva de Jaén nos dias 08 a 11 de maio de 2013. Foi ver as últimas novidades referentes ao desenvolvimento do segmento já que essa é a maior e mais importante feira que trata da olivicultura e seus produtos derivados.
A Expoliva ocorre de 02 em 02 anos e para lá se deslocam , praticamente, todos os paises produtores de azeites e azeitonas do mundo . A indústria paralela como o setor de máquinas e equipamentos para plantio, colheita e transformação que circundam o segmento. O setor de vidros e embalagens , adubos e estrutura de regadio também estão presentes. Esse ano a Expoliva teve um público muito grande . Muitos empresários do setor lá estiveram Paralelo a Expo tem uma programação muito grande de palestras científicas além de exposição de painéis de pesquisas e outros acontecimentos técnicos envolvendo a melhoria de qualidade e avanço técnico na condução do plantio e produção.
Tivemos a oportunidade de participar de algumas palestras científicas juntamente com Dr. Juam M. Caballero e fizemos muitos contatos com empresários, professores e pesquisadores do segmento, visando futuras e proveitosas trocas de informações voltadas para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da olivicultura no RGS e no Brasil.
Com esse viés fizemos contatos com o Reitor da Universidade de Jaén Dr. Manoel Parra Rosa,prof. José D.Torres Rosa e com o Diretor do curso de Engenharia Química, responsável pelo curso de Expert em azeites Dr. Sebasrtián Villasclaras e o prof. Alberto Moya , com o Diretor do Curso de Olivicultura do IFAPA Dr. Javier Hidalgo,Dr. Juan M. Caballero parceiro e consultor da ARGOS que proporcionou muitos contatos com empresários do segmento e , também, com professores da Universidade de Córdoba.
No que tange aos aspectos praticos do segmento tivemos contatos com a representação da Pieralisi Sr.Omar . Com o diretor da empresa Campagnola Sr. Maurício Guerra , diretores da Westfalia equipamentos para olivicultura e diretores da Stihl máquinas, da empresa Pellenc que fabrica vibradores para colheita de azeitonas .Também fizemos contatos com a representação Agência de Promoção de Investimentos Agrícolas do Ministério da Agricultura da Tunisia por intermédio do Eng.Agrônomo Dr.Zaghdane Habib e com um dos diretores do Instituto de Olivicultura daquele país Dr. Monji Msallen, visando futuros trabalhos comerciais e trocas de informações.

texto: Guajará j. Oliveira

Guajará e o expert Juan Garcia de Jaén em frente o stand de Portugal

Guajará , José Baptista(Diretor da Coop. de Vidigueira-Moura -Portugal e Juan A. Tello -diretor do Lab.de Anal.Tello

Stand de equipamentos para armazenar azeites

Sala de provas de azeites na Expoliva

020 – Stand de uma empresa produtoras de vibradores p/olivicultura

Entrada principal do pavilhão da Expoliva

Painel de promoção de azeites

Vibrador com guarda-chuvas p/olivicultura

Guajará explicando a FINO para o Reitor Manoel Parra, prof.José Torres,Dr. Monji na Expoliva