A   R   G   O   S

Resumo das atividades feitas pela ARGOS em 2012.

Resumo das atividades feitas pela ARGOS em 2012. Todas positivas e todas dentro dos objetivos da Instituição que é ajudar a desenvolver a olivicultura no RGS, na Região Sul e no Brasil.

Mudas importadas da Argentina

Começamos o ano de 2012 com longas tratativas a respeito da necessidade de termos regras de importações de mudas vindas da Argentina. Trabalhamos muito nessa atividade juntamente com a AVoar, com o Ministério da Agricultura do Brasil e da Argentina e também com o Ministério das Relações Exteriores daquele país. Deste longo trabalho que teve resultados extremamente positivos conseguimos fazer com que o MAPA publicasse a IN 19 de 15/agosto/2012 estabelecendo as regras para importação de mudas daquele país.Foram assinados protocolos de conduta fitossanitária e estamos aptos agora a trazer plantas de alta qualidade daquele país. Assinamos protocolo com a AVOAR para trabalhar essa questão , com um rigoroso controle paralelo para que essas plantas cheguem ao Brasil com qualidade máxima.Estamos ultimando o processo de importação que regulamentará o fluxo da vinda de tais mudas.

Representação do Brasil na Reunião do COI feita em Buenos Aires -Argentina

A ARGOS através de seu presidente Guajará J. Oliveira foi designada pelo Ministério das Relacões Exteriores do Brasil para representar o país como observador na reunião do Conselho Oleícola Internacional – COI , reunião essa que pela primeira vez foi feita fora do Continente Europeu e dos países árabes. Lá estavamos nós durante 05 dias na primeira semana de julho/12 , participando e observando, juntamente com o Chile e Uruguai(também observadores) como o COI procede para disciplinar o comércio de azeites e azeitonas no mundo e como interage com os seus associados. Estáva nessa reunião toda a representação da Comunidade Européia e paises como Egito,Israel, Marrocos, Tunisia, Libano , Irã, Argentina ( que foi a anfitriã),Turquia só para citar alguns. Aproveitamos para fazer múltiplos contatos com paises com a Turquia(onde temos já uma manifestação de colaboração do Reserche Olive Institute de Izmir) ,Uruguay e Chile.

Curso Master na Universidade de Jaén

Em setembro nos deslocamos até Jaén-Espanha para terminar o nosso master de Expert em Azeites de Oliva Virgem e por lá permanecemos até meados de novembro/12. Com a colação de grau e um excelente aproveitamento. Hoje no Brasil somos o único expert em Azeites.

VISITA A ZONAS PRODUTORAS DE PORTUGAL .ESTABELECIMENTO DE PROTOCOLOS DE AJUDA COMUM

Em nome da Argos mantivemos contato e fizemos um convenio com a CEPAAL .Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, que fica em Moura.Contato que fizemos com seu Diretor Técnico o Engenheiro Agronomo que era nosso colega no Master Dr. Henrique Palma Herculano. Já assinamos um protocolo de integração e ajuda com esse Centro. Visitamos Moura e Beja em Portugal com um grupo de portugueses.Visando também futuros projetos em conjunto.

PUBLICAÇÕES PARA 2013/2014

Estamos trabalhando junto com pesquisadores,professores espanhóis visando futuras publicações sobre o tema olívicola .Os projetos estão prontos e em andamento. Somos 06 autores (04 espanhois ;02 brasileiros e 01 uruguaio) Estamos trabalhando junto ao Reserche Olive Institute da Turquia com o mesmo objetivo. Esse trabalho conjunto redundará em 02 livros sobre o tema a serem publicados em 2013/ 2014.

PROJETOS 2013/2014

Temos projetos para 2013 e 2014 que já estão em fase de montagem e em andamento.Na área da olivicultura e do azeite e azeitonas de mesa.com participação internacional. como já fizemos em 2010 com a 1ª Jornada Internacional de Olivicultura realizada na PUC.
Vamos fazer tratativas no sentido de colaboração mutua entre a ARGOS e ASSOLUR do Uruguai.

CURSO SUPERIOR DE ESPECIALIZAÇÃO EM OLIVICULTURA do IFAPA-Espanha/NOV/DEZ/12

A nossa associada e secretaria Olvania Basso Oliveira, que é médica, esteve em Córdoba -Espanha fazendo esse curso.Foram 24 alunos de várias partes do mundo que estavam em Córdoba frequentando esse curso que se estendeu até 15 de dezembro/12. Ela esteve la desde o inicio de novembro/12. Foi a única gaúcha/ brasileira selecionada para o curso na primeira convocação. Depois entraram mais 02 brasileiros de São Paulo e Minas Gerais que estavam no cadastro de reserva em virtude de impedimentos de outros candidatos.
Assim teremos dois especialistas no tema em nossa Entidade.
Olvania Basso Oliveira será a encarregada dos cursos que a Argos está montando na área olivicola. Também ela está fazendo um trabalho de pesquisa com pesquisadores da Universidade Federal- Faculdade Paulista de Medicina ,com a utilização de azeites e folhas de oliveira no combate a hipertensão arterial. Pesquisa em andamento. Primeiramente com ratos de laboratório para depois a pesquisa se estenter a humanos.

 

Sala de aula.

Visita a uma plantação de oliveiras em Córdoba.

 

OUTRAS PARTICIPAÇÕES E REALIZAÇÕES QUE SERÃO EXECUTADAS EM 2013

A Argos em conjunto com a Prefeitura de Carlos Barbosa (que é associada a Entidade)e também a Avoar (associação de viveiros da Argentina),durante os primeiros meses de 2013 estarão montando o primeiro viveiro internacional de mudas de oliveira de alta qualidade e com muitas variedades a preços acessiveis para quem quer plantar oliveiras aqui no RGS e no Brasil. Os trabalhos para isso já estão em fase de organização e breve de construção.Com preferência e preços especiais aos associados da ARGOS.

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL E CURSOS PROJETADOS PARA 2013.

O Presidente da ARGOS e Expert em Azeite de Oliva Virgem( o único no Brasil) está sendo convidado para participar de 02 concursos internacionais de avaliação de Azeites de alta qualidade , com jurado. Ambos concursos serão realizados na Europa agora em 2013.(primeiro semestre). Existem já tratativas nesse sentido.
Vamos realizar um curso de análise sensorial de azeites para grandes chefs com técnicos e experts de reconhecimento mundial a ser realizado em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro (não tem data definida).

COLABORAÇÃO COM O CONSELHO OLEICOLA INTERNACIONAL- COI

Apesar do Brasil não ser membro do COI temos colaborado com essa entidade mater da Olivicultura Internacional sempre que somos instados a fazê-lo. Esse ano(2012)1 não foi diferente. Divulgamos concurso da Entidade e colaboramos em uma pesquisa sobre o mercado brasileiro de azeites. Para 2013 temos previstas outras ações no sentido de auxiliar a Entidade máxima do Setor no que for possível e dentro dos nossos limites como única Entidade brasileira reconhecida pelo Segmento.

É a ARGOS através de sua gente, que está trabalhando para projetar uma olivicultura com segurança, com técnica e com responsabilidade para que tenhamos resultados praticos efetivos baseados no conhecimento e no reconhecimento mundial do Setor. A olivicultura é uma responsabilidade. É uma atividade que exige seriedade e sobretudo conhecimento de todo o segmento. Não podemos vacilar ou criar falsas expectativas agindo de forma amadora. Precisamos trabalhar com alta profissionalidade e responsabilidade . Isso a ARGOS sabe fazer porque procura o conhecimento onde ele está e interage com as potências mundiais do Setor. Hoje somos a única entidade brasileira com reconhecimento mundial. Estamos fazendo por onde merecer esse reconhecimento. Com trabalho e responsabilidade e, sobretudo, sem demagogia política,para não criar falsas expectativas àqueles que querem investir, por um simples motivo não especulamos com o segmento., porque nossa responsabilidade é muito grande.Temos visto muita coisa ocorrer por ai que primam pela falta de conhecimento e pelo empirismo com que estão tratando do Setor que nem nasceu ainda economicamente. Nossa obrigação é alertar e trabalhar para que isso não aconteça. Éssa é a nossa obrigação . Essa é a nossa missão.

Texto: Guajará J. Oliveira – Presidente

Fotos:

 

Guajará em frente o prédio da biblioteca da Universidad de Jaén

 

Azeite de arbequina da Cerro dos Olivais que tirou o 3º lugar na avaliação de azeites de alta qualidade

 


Guajará em frente ao laboratório.