A   R   G   O   S

ARGOS consegue liberar as importações de mudas de oliveiras da Argentina

Após uma longa batalha de cerca de dois anos nos quais foram movimentados os Ministérios da Agricultura do Brasil e da Argentina, bem como o Ministérios das Relações Exteriores, o Presidente da ARGOS, Guajará J. Oliveira em conjunto com a direção da AVOAR finalmente conseguiu fazer com que houvesse um acordo obedecendo os respectivos controle fitossanitários, fechando com chave de ouro.

No dia 16 de agosto de 2012, foi publicada a Instrução Normativa nº 19 de 15.08.2012 da Secretaria de Defesa Agropecuaria, liberando a importação de mudas de oliveiras do país vizinho. Essa instrução normativa veio coroar um trabalho desenvolvido pela nossa entidade em conjunto com a Associação de Viveiristas Olívicola da Argentina- AVOAR que em parceria com a ARGOS, tem um convênio para fornecimento de plantas aos nossos associados(que terão preços especiais e preferência na importação) e demais interessados no Brasil (que terão mais opção e qualidade).

Isso faz parte de um conjunto de ações que a ARGOS está coordenando com o fim específico de incrementar a olivicultura em nosso país.
Outros passos se seguirão em sequência , também, fazendo parte desse Convênio agora em território nacional.
Assim vamos incrementar o fornecimento de mudas com muitas variedades novas( citamos algumas : coratina, changlot real,arauco,barnea,etc.) que são produzidas na Argentina com extrema qualidade de experientes viveiros que fornecem mudas para toda a Argentina, Peru, Chile,Bolívia e plantações na Austrália (cuja olivicultura está sendo trabalhada por produtores argentinos), e certificadas(isso é fundamental no fornecimento de plantas pois só temos certeza do que adquirimos quando a planta começa a produzir), vão ser oferecidos aos interessados, com a coordenação da ARGOS, cerca de 3 milhões de mudas a preços acessíveis e compatíveis com os investimentos com fins econômicos.

Essa é mais uma conquista da ARGOS e seus associados dentro de sua política para o desenvolvimento da olivicultura no Brasil.

Matéria: Guajará J. Oliveira