A   R   G   O   S

EXPOLIVA 2009

Mostra revela um mercado dinâmico

Cerca de 50 mil pessoas, entre expositores e visitantes, movimentaram o recinto ferial de Jaén (Espanha), situado bem no coração da região com as maiores plantações de oliveiras do mundo. Tudo evocava a azeitona e seu sumo, o azeite de oliva.

A mega-estrutura impressionava, mas não se poderia esperar menos da mais importante feira de olivicultura do mundo. De 13 a 16 de maio deste ano (2009), em Jaén (Espanha), teve lugar a 14ª Feira Internacional do Azeite de Oliva e Indústrias Afins – EXPOLIVA, realizada pela Fundación del Olivar. Para nós, que nos dedicamos ao assunto há alguns anos e que por primeira vez acudíamos ao evento, foi uma experiência intensa, na qual tivemos a oportunidade de aprofundar mais o tema, conhecer pesquisadores de vanguarda e fazer contatos com provedores de equipamentos e outros produtos, que não duvidaram em dividir conosco um pouco de seus conhecimentos.
Foi uma experiência particular e marcante vermo-nos imersos no universo do azeite de oliva, junto a representantes dos principais países produtores de azeite, viveiros, engarrafadores, dos mais importantes fornecedores de máquinas, adubos, frascos, garrafas e todos os apetrechos necessários para o desenvolvimento do setor, além de universidades, instituições de pesquisa públicas e privadas e distribuidores de literatura especializada. Era, definitivamente, o cenário ideal para quem se interessa pelo tema.

Alguns destaques

Entre a infinidade do que vimos, uma das coisas que mais nos chamou a atenção foi o moinho “portátil” para a extração do azeite de oliva ainda na plantação, o que reduz em muito o tempo entre a colheita e a moagem e garante uma maior qualidade para o produto final. Promete processar até 30 mil quilos de azeitona por dia, com a vantagem de ser levado de caminhão ou trator até o pomar. (www.centrifugacionalemana.com)
Tesouras pneumáticas, que permitem fazer a poda sem quase nenhum esforço, mesmo numa madeira dura como a do olivo. (www.paterlini.com) (www.campagnola.it)
O Mercado de Futuro do Azeite de Oliva (MFAO) também marcou presença na Expoliva 2009.  Ele é o único mercado de futuros no mundo na sua área de atuação. Promove a comercialização do azeite, atuando entre o comprador e o vendedor de contrato de futuros de azeite de oliva, para garantir a boa execução do negócio. (www.mfao.es)
Prestigiando sempre os eventos do setor, o Conselho Oleícola Internacional – COI marcou presença na EXPOLIVA 2009. O COI é o único organismo internacional dedicado ao azeite de oliva e às azeitonas de mesa. Agrega países produtores e consumidores e é o principal fórum de debate dos temas de interesse do setor. Durante a feira, fomos gentilmente recebidos no estande do COI pela Chefe do Departamento das Campanhas de Promoção e Feiras, Magdalini Rappou, com a qual conversamos sobre a emergente cultura da oliveira no sul do Brasil. (www.internationaloliveoil.org)

Aprofundando conhecimentos

Acompanhando as tendências atuais no mundo da informação e dos empreendimentos, o setor de pesquisas e de I+D mereceram destaque. Junto com a feira, mais três eventos paralelos contemplaram, de forma intensa, vários aspectos deste universo particular.
O 14º Simpósio Científico Técnico foi uma grande oportunidade de tomar contato com o que se anda cozinhando no mundo do azeite de oliva. Nesta edição, houve um acréscimo, em relação às edições anteriores, no número de trabalhos inscritos, evidenciando o interesse dos cientistas em apresentar os avanços das pesquisas na área do azeite e da olivicultura. Foram, ao todo, 160 trabalhos, divididos em quatro grandes temas: Olivar e Meio Ambiente; Indústria, Tecnologia e Qualidade; Econômico e Social; e Alimentação, Saúde e Cultura. A maioria dos trabalhos agruparam-se nos temas “Olivar e Meio Ambiente” e “Tecnologia, Indústria e Qualidade”, apontando a crescente preocupação pelo meio ambiente e pela valorização dos subprodutos da extração do azeite.
A aposta em informação e desenvolvimento (I+D) foi o foco da primeira edição do ESPACIOINNOVA – Transferência e Ação. Organizada pela Fundação Citoliva, esta iniciativa foi centrada na inovação como fator indispensável para o setor oleícola e foi uma oportunidade para o compartilhamento de experiências e reflexões focadas na inovação e tecnologia.
O 2º Salão Internacional do Azeite de Oliva contou com a presença de 140 marcas de altíssima qualidade de todo o mundo, que foram oferecidas para degustação. Ofereceu também sessões públicas de cata, nas quais os participantes podiam avaliar, sob a orientação de degustadores profissionais de diversos países, mostras de azeites virgens extra. No âmbito do 2º Salão, ocorreu também o I Congresso Internacional de Análise Sensorial, no qual cientistas que pesquisam esta importante área de caracterização de azeites apresentaram suas técnicas e estudos, que auxilia a definir o padrão de qualidade do azeite. Para se ter uma idéia da importância deste tema, a análise sensorial é um dos dois processos pelo qual se faz a avaliação do azeite de oliva, ao lado da análise química.

Mais que uma mostra de sucesso

Além do recorde de afluência de profissionais do setor, entre os quais representantes de 27 países dos cinco continentes, e do maior número de expositores de sua história, a 14ª edição da EXPOLIVA foi um importante espaço para contatos comerciais. Na opinião de 79% dos visitantes, a feira influenciou suas decisões de compra, enquanto 45% realizaram compras durante o evento.
Este espaço privilegiado para o produtor de azeitonas e azeite de oliva tem edições a cada dois anos. Esperamos que em 2011 mais brasileiros confiram de perto as possibilidades deste mercado e incrementem suas apostas no setor.

Autora: Deise Nascimento Nunes – jornalista, segunda secretária da ARGOS
Fotos: Gonzalo Durán

Legendas das Fotos:

EXPOLIVA 2009

EXPOLIVA – 066 – A cosmética a base de azeite de oliva teve seu espaço na feira. Em primeiro plano, a segunda secretária da ARGOS, Deise Nascimento Nunes

EXPOLIVA 2009

EXPOLIVA – 072 – Muitas empresas envasadoras de azeite mostraram belíssimas criações, que agregam valor ao produto.

EXPOLIVA 2009

EXPOLIVA – 207 – O moinho móvel da Centrifugación Alemana atraiu a atenção de muitos produtores.

EXPOLIVA 2009

EXPOLIVA – 213 – A segunda secretária da ARGOS, Deise Nascimento Nunes, conferiu a grande oferta de literatura sobre a olivicultura e o azeite.

EXPOLIVA 2009

EXPOLIVA – 218 – Em primeiro plano, macrobonsai de oliveira. Árvores com centenas de anos são trabalhadas para embelezar parques e jardins. Ao fundo, feira de equipamentos para olivicultura e produção de azeite.

EXPOLIVA 2009

EXPOLIVA – 219 – Vista panorâmica da feira de equipamentos, mostrando ao centro estande sobre energia solar.

EXPOLIVA 2009

EXPOLIVA – 225 – Sessão de cata (degustação) aberta durante o 2º Salão Internacional do Azeite de Oliva, com a orientação de expertos de diversos países.

EXPOLIVA 2009

EXPOLIVA – 229 – Estande de degustação de azeites selecionados. Um total de 140 marcas de vários países foram oferecidas à avaliação do público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.