A   R   G   O   S

Importantes manifestações de alguns dos profissionais que frequentaram os Cursos ARGOS/IPB em Bragança- Portugal em 2015.

O nível de satisfação com os cursos organizados pelas duas Entidades e das informações profissionais  passadas através dos professores   que ministraram aulas e outros profissionais, que de uma certa forma, colaboraram para o êxito de ambos os cursos e/ou com a própria organização e ordenação dos mesmos  são expressadas pelas palavras  de alguns  dos participantes que lá estiveram durante o período de realização destes, como segue:

Manifestações  dos profissionais sobre os cursos:

“ O 1º Curso Avançado em Olivicultura e o 1º Curso Avançado em Tecnologia do Azeite e da Azeitona de Mesa, realizada pela Associação Rio-Grandense de Olivicultores- ARGOS em Parceria com o Instituto Politécnico de Bragança-IPB, foi uma oportunidade única de conhecermos a cultura da oliveira e as técnicas avançadas utilizadas em Portugal. Aproveitaremos esses conhecimentos para difundir a cultura em nosso Estado e incentivar o plantio da oliveira”.

Luiz Carlos Guglielmin- Administrador, Agente do Ramo Imobiliário, relações públicas da ARGOS.

 

                    “ Os cursos intensivos de Olivicultura e Tecnologia do Azeite e da Azeitona  promovidos pela ARGOS em parceria com  o IPB e ocorridos na cidade de Bragança-Portugal, apesar do tempo exíguo de 04 semanas conseguiu repassar os principais tópicos desta cultura nos aspectos de implantação e produção de um olival moderno, fitotecnia da cultura e tecnologia envolvida na extração do azeite  e na produção de azeitonas de mesa.  O corpo docente responsável pelo curso é formado por especialistas de alta capacidade técnica e muita experiência em cada área ministrada o que nos proporcionou obter, não somente os conteúdos teóricos, como vivenciar diversas atividades práticas.”    

Alcyr S. Cardoso –Engenheiro Agrônomo , sócio da Empresa OLIVAE  , associada da ARGOS.

 

                     “ Um curso atual com um corpo docente capacitado e dinâmico que veio para agregar conhecimento tanto na parte prática como teórica da Olivicultura no Brasil. Formou-se uma grande parceria através da nossa entidade a ARGOS- Associação Rio Grandense de Olivicultores e do IPB – Instituto Politécnico de Bragança, proporcionando dias de convívio intenso e aulas práticas de literalmente tirar o folêgo de apaixonados por esta cultura. As visitas aos lagares e as práticas em campo tiveram sempre presentes no decorrer dos cursos fazendo com que a intensidade do aprendi8zado nunca baixasse o nível.

A parte de análise sensorial superou minhas expectativas e os profissionais que transmitiram este conhecimento foram incansáveis.Quero deixar aqui a minha gratidão e admiração à todos os que nos proporcionaram esta grande oportunidade em especial a ARGOS , o IPB , os nossos professores, colegas e ao povo da cidade de Bragança, sempre acolhedor e amigo. Esperamos que se formeme  mais parcerias como esta e toda informação sobre este tema tão espetacular será sempre benvinda.”

Cristine Paradeda Costa- Bióloga- sócia  da plantação  na Fazenda     – associada da ARGOS. 

 

“Os cursos ARGOS/IPB foram muito importantes para o conhecimento da olivicultura desde a preparação do solo até a coleta do fruto e a elaboração do azeite, com palestrantes e professores  de profundo conhecimento nessa área, agregando um ensinamento  que , no meu caso  profissional da área da saúde me esclareceu e conduziu a um conhecimento mais profundo sobre o tema. Isso tudo me é e será  muito útil pois agregará valor ao meu trabalho no que diz respeito a alimentação saudável. Me sinto realizado e espero poder participar novamente dos próximos cursos promovidos pela ARGOS para ampliar e atualizar os meus conhecimentos nessa área. Meu muito obrigado.”

Dr. Nilton Freitas da Silva – Médico gastroenterologista  e conselheiro da ARGOS.

 

                              “  Os  cursos Avançado em Olivicultura e Tecnologia do Azeite e da Azeitona de Mesa que foram promovidos pela ARGOS e pelo IPB- Instituto Politécnico de Bragança- Escola Superior de Agronomia , tiveram quatro semanas de duração e englobaram todo um suporte técnico e profissional que nos foi passado através de aulas  teóricas e práticas que abordaram todos os aspectos envolvidos na cadeia produtiva do Azeite. Desde os aspectos de plantio, solo , adubação, poda, visita a diferentes tipos de cultivos, principais pragas e doenças , colheita, processamento, bem como , aspectos de processamento e comercialização do Azeite e da Azeitona. Etapas da fabricação do azeite, métodos e critérios de processamento no Lagar, visitas a diferentes Lagares da Região, análise sensorial de azeites e de azeitonas de mesa, técnicas de processamento da azeitona de mesa e critérios de rotulagem para comercialização. Foram intensos dias de aprendizado, ministrados por profissionais qualificados do Corpo Docente do  IPB?ESA  que, inegavelmente, permitiram a todos os participantes um aprofundamento no estudo de todo o mundo da Olivicultura, além, claro, da calorosa recepção  que recebemos de todos os profissionais envolvidos ao longo dos Cursos. Levaremos esta bagagem de conhecimento sempre conosco, para que a Olivicultura no Brasil cresça sempre fundamentada no conhecimento e na pesquisa de forma séria e responsável.

Marta Voltan – Médica Veterinária  – prof. Universitária – sócia da plantação na Fazenda     associada a ARGOS.

 

“Vou tentar fazer um exercício de objetividade, porque primeiro a qualidade da organização, a acolhida que recebemos dos professores e colegas no IPB, a boa integração entre os participantes do grupo tanto nas aulas como fora e, finalmente, o encanto da cidade de Bragança obriga que falar sobre o curso promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança junto com a ARGOS em outubro e novembro deste 2015, exige este exercício. Assim dito vamos lá. O primeiro a mencionar é o equilíbrio do programa do curso que permitiu ter uma visão global da olivicultura desde seus aspectos econômico-social a planificação, cuidados e condução da plantação e o manejo e prevenção de pragas e doenças. Outro aspecto que sobressai é a qualificação didática e disponibilidade do professorado resolvendo e aprofundando qualquer tema ou dúvida que apresentávamos. Depois as inúmeras visitas a plantações e a indústria de processamento e , também, as aulas práticas que permitiram integrar  e fixar o extenso programa teórico. Finalmente a intensidade do curso, sete horas ao dia , sete dias por semana produz uma a imersão no mundo do olivar que multiplica  aprendizado.”

Cláudio Silveira – Engenheiro Mecânico, Aluno do Mestrado de Olivicultura da Universidade de Jaén, associado da ARGOS.

 

                              “Ambos os cursos promovidos pelo convenio ARGOS/IPB, ou seja, o 1º Curso Avançado em Olivicultura e o 1º Curso Avançado em Tecnologia do Azeite e da Azeitona de Mesa que transcorreram durante os meses de outubro e novembro/15 , foram muito importantes para termos um maior conhecimento sobre a cultura que ora está dando os primeiros passos aqui no RGS e no Brasil. Serviu para agregarmos conhecimento cerca dessa cultura tão nobre e um pouco desconhecida entre nós. Nesse sentido a ARGOS teve a iniciativa aqui no Brasil de levar os primeiros brasileiros para frequentarem um Curso no Setor em Bragança-PT. Foi um grande passo para o futuro desenvolvimento da cultura , não só o aspecto teórico, más prático, já que tivemos contato com toda a cadeia produtiva da olivicultura em um país que tem tradição com a mesma. O próprio Instituto Politécnico de Bragança e o seu corpo de professores especializados souberam passar um conhecimento que servirá de base para  o nosso trabalho dentro do segmento aqu no Brasil e especialmente no RGS, principalmente no que tange a questão da nossa atividade profissional que é o reconhecimento de áreas adequadas para o plantio aqui no Estado , além do fato de fazermos novos amigos e ter uma experiência válida  e interessante em todos os sentidos.”

 

Paulo Cesar Dutra Britto – Contador- Agente do Ramo  Imobiliário e tesoureiro substituto da ARGOS.